Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimento das medidas de autoproteção e seus dispositivos : um estudo na Universidade dos AçoresPublication . Correia, Fábio Cristiano de Sousa; Rego, Isabel Estrela; Vasconcelos, João Carlos GasparQualquer utilizador de um espaço está sujeito a diversos riscos. É fundamental que numa situação potencial de emergência, haja um conhecimento prévio de dispositivos e procedimentos desde o alerta até à evacuação e à resolução da situação. Para isso está demonstrado que é essencial a preparação e formação de todos os utilizadores, bem como a realização de treinos e simulacros. O objetivo geral deste estudo é assim avaliar o conhecimento dos utilizadores dos edifícios da Universidade dos Açores (UAc), polo de Ponta Delgada, em relação às medidas de autoproteção e dispositivos de Segurança contra incêndios em edifícios (SCIE). Foi assim realizado um estudo exploratório e descritivo, através de um questionário, a uma amostra por conveniência de utilizadores destas instalações. Participaram neste estudo 234 indivíduos, de ambos os sexos, sendo cerca de 83% alunos e os restantes diversos utilizadores da UAc. Foram colocadas questões relacionadas com plantas de emergência, extintores, carreteis e botões de alarme, sinalização de emergência, procedimentos de evacuação, pontos de encontro, e história prévia de ações de formação ou simulacros. A análise estatística de dados, através do programa SPSS22, revelou que a maioria dos utilizadores da UAc desconhece a localização e o procedimento de utilização dos dispositivos de SCIE, bem como os procedimentos de evacuação, as saídas de emergência dos edifícios que frequentam e os pontos de encontro da instituição. São discutidos os resultados e as implicações no domínio da segurança dos ocupantes das instalações alvo do estudo.
- A motivação e a satisfação dos recursos humanos no setor do turismoPublication . Costa, Cláudia Furtado; Faria, Sandra Dias; Couto, João Pedro AlmeidaA partir do século XX, a motivação e a satisfação no trabalho têm ganho cada vez mais ênfase por parte de diversos autores e investigadores, predispostos a compreender como se processam e desenvolvem na vida do indivíduo. Atualmente, a importância da motivação e da satisfação tem-se tornado mais acentuada devido à constante mudança tecnológica e às novas alterações que têm surgido em contexto laboral, principalmente, com a evolução do setor do turismo. Neste enquadramento destaca-se, no presente estudo, a realização de processos metodológicos que comprovem o foco que a motivação e a satisfação possuem nos dias de hoje, averiguando se os resultados obtidos correspondem à literatura existente, centrando a sua análise na importância das características individuais, das habilitações literárias e do tipo/natureza do trabalho, utilizando duas escalas, uma da motivação e outra da satisfação, validadas para a população portuguesa. Tendo realizado a análise dos fatores determinantes que influenciam a motivação e a satisfação constou-se que as características individuais e a natureza do trabalho constituem fatores influenciadores, enquanto que as habilitações literárias não explicam ambos os conceitos. De acordo com os procedimentos adotados verificou-se que os resultados indicam que tanto no setor do turismo, como nos outros setores analisados, a motivação e a satisfação são dissemelhantes, averiguando-se distinções entres os dois grupos.
- Estudo sobre os operadores turísticos na atividade de cruzeiros na ilha de São MiguelPublication . Andrade, Ruben Filipe Pereira; Faria, Sandra Dias; Couto, João Pedro AlmeidaUma boa gestão/organização de todo o sistema de cruzeiros ajuda na comercialização adequada do destino e no desenvolvimento apropriado das infraestruturas dos portos, criando um ambiente funcional para o turista, e influenciando assim positivamente a atratividade do destino (Gračan, 2016). Os navios de cruzeiro são muito semelhantes entre si no que toca ao entretenimento, criando mais e mais atividades a bordo, lojas e outros serviços de qualidade, bem como a venda de produtos e serviços em terra. Resumindo, é consideravelmente mais caro, comprar produtos e serviços a bordo do que quando comprado fora do navio (Clancy, 2017). Portanto, este estudo foca o papel dos operadores turísticos na atividade de cruzeiros na Ilha de São Miguel, a fim de compreender a sua adaptação comercial para esse tipo de turismo em expansão no arquipélago, bem como discutir a vantagem da criação de um Gabinete Comercial para concentrar todas as ofertas de todos os operadores turísticos no porto de cruzeiros de Ponta Delgada.