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A motivação e a satisfação dos recursos humanos no setor do turismo

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Abstract(s)

A partir do século XX, a motivação e a satisfação no trabalho têm ganho cada vez mais ênfase por parte de diversos autores e investigadores, predispostos a compreender como se processam e desenvolvem na vida do indivíduo. Atualmente, a importância da motivação e da satisfação tem-se tornado mais acentuada devido à constante mudança tecnológica e às novas alterações que têm surgido em contexto laboral, principalmente, com a evolução do setor do turismo. Neste enquadramento destaca-se, no presente estudo, a realização de processos metodológicos que comprovem o foco que a motivação e a satisfação possuem nos dias de hoje, averiguando se os resultados obtidos correspondem à literatura existente, centrando a sua análise na importância das características individuais, das habilitações literárias e do tipo/natureza do trabalho, utilizando duas escalas, uma da motivação e outra da satisfação, validadas para a população portuguesa. Tendo realizado a análise dos fatores determinantes que influenciam a motivação e a satisfação constou-se que as características individuais e a natureza do trabalho constituem fatores influenciadores, enquanto que as habilitações literárias não explicam ambos os conceitos. De acordo com os procedimentos adotados verificou-se que os resultados indicam que tanto no setor do turismo, como nos outros setores analisados, a motivação e a satisfação são dissemelhantes, averiguando-se distinções entres os dois grupos.
ABSTRACT: Since the twentieth century, job motivation and satisfaction have gained even more emphasis by authors and investigators, predisposed to understand how they are processed and developed in the individual’s life. Nowadays, the importance of motivation and satisfaction has become more accentuated due to the constant technological change and to the new changes that has emerged in the work context, mainly with the evolution of the tourism sector. In this framework stands out, in the present study, the accomplishment of methodological processes that prove the focus that motivation and satisfaction have/possess in the present day, investigating if the obtained results correspond to the existing literature, focusing its analysis in the importance of the individual’s characteristics, the literacy abilities and the type/nature of work, using two scales, one of motivation and another of satisfaction, validated to the Portuguese population. Having accomplished the analysis of the determinant factors that influence motivation and satisfaction it was found that individual’s characteristics and the nature of work constitute influencing factors, whereas literacy abilities don’t explain both concepts. According with the adopted procedures it was verified that the results indicate that both in the tourism sector and in the other analyzed sectors, motivation and satisfaction are not similar, finding out distinctions between the two groups.

Description

Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 08 de março de 2019, Universidade dos Açores.

Keywords

Motivação Profissional Recursos Humanos Satisfação no Trabalho Turismo Human Resources Motivation Satisfaction Tourism

Citation

Costa, Cláudia Furtado. "A motivação e a satisfação dos recursos humanos no setor do turismo". 2019. 109 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5061>.

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