Browsing by Issue Date, starting with "2014-05"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos AçoresPublication . Soares, Paula Margarida Fagundes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesNos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca mediante a introdução de tecnologias self-service, como as ATM’s, Internet Banking e Mobile Banking, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. Nesta investigação analisa-se a influência da utilização frequente dessas tecnologias no comportamento dos seus utilizadores, com base numa amostra de 450 residentes nos Açores. Verifica-se que os utilizadores mais frequentes apresentam comportamentos mais positivos perante a instituição financeira relativamente aos utilizadores menos frequentes. As conclusões apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e o aumento da satisfação dos clientes.
- A caducidade dos vínculos dos trabalhadores da Administração Pública PortuguesaPublication . Pires, Miguel LucasO presente artigo tem por objecto a análise do regime legal da caducidade dos vínculos dos trabalhadores da Administração Pública, seja por aposentação ou reforma do trabalhador, por impossibilidade do exercício da actividade respeitante ao trabalhador ou ao empregador ou, finalmente, por verificação do termo nos contratos a prazo. Nesta última hipótese, analisa-se com particular destaque a questão da atribuição ou não (e, em caso afirmativo, em que termos) de uma indemnização ao trabalhador contratado a termo cujo contrato caduque.
- As abelhas trabalhadorasPublication . Melo, Helena SousaNeste artigo apresenta-se a matemática das abelhas e algumas informações referentes.
- Tempo de voltar à terraPublication . Tavares, JoãoA história da população humana mundial revela que a sua dimensão tem tido um crescimento exponencial. No início da Cristandade existia cerca de 250 milhões de habitantes, 17 séculos mais tarde, em 1650, são recenseados cerca de 500 milhões, mas este número quadruplicou e atingiu 2 bilhões a meados do século passado, em 1950, ou seja no simples espaço de 3 séculos. Mas os números continuam a subir e já ultrapassaram os 6 bilhões de habitantes no final do século XX, período no qual houve o maior crescimento da população. Embora no início a população tenha levado muitos séculos para crescer, nos últimos séculos, o melhoramento das condições sociais e económicas permitiram um crescimento muito rápido. No período mais recente, em apenas cem anos, atinge-se o dobro da população estando previsto para meados do século XXI que seja atingida uma população de 9,8 bilhões de seres humanos, conforme mostra a figura apresentada pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. (...).
- O casamento entre a economia e a matemáticaPublication . Cabral, JoãoO texto fala da relação existente entre a Matemática e a Economia.
- Números curiosos: o favorito 7 (parte II)Publication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNeste artigo, veremos mais algumas curiosidades relacionadas com o número 7. (...) Na China e em outros países asiáticos, o 7 é um número com profundas raízes mitológicas. Segundo um conhecido ritual, na sétima noite do sétimo mês do calendário lunar, as mulheres que procuram um bom casamento devem olhar para o céu sete vezes. (...) No dia 7 de julho de 2007 foram reveladas no estádio da Luz, em Lisboa, as Novas Sete Maravilhas do Mundo: as Ruínas de Petra na Jordânia, a Grande Muralha da China, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Coliseu em Roma, o Taj Mahal na Índia, o Chichén Itzá (cidade Maia) no México e o Machu Picchu (cidade perdida dos Incas) no Peru. Nesse mesmo dia, foram reveladas as Sete Maravilhas de Portugal: Castelo de Guimarães, Castelo de Óbidos, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena e Torre de Belém. Em 2010, seguiu-se o anúncio das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, que decorreu nas Portas do Mar, em Ponta Delgada. Duas delas são dos Açores: Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico e Lagoa das Sete Cidades (...) Destacam-se algumas propriedades numéricas do 7: é o quarto número primo (depois do 2, 3 e 5) e o terceiro número de Mersenne. (...) O número 7 está bem presente nas nossas vidas, muito mais do que à primeira vista podemos pensar: sete são as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil, violeta) e as notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si); na literatura infanto-juvenil, temos “A Branca de Neve e os Sete Anões” e a coleção “Os Sete” de Enid Blyton; e há ainda que ter em conta as sete vidas de um gato, os sete anos de azar para quem quebrar um espelho e os sete tipos de frisos que podemos encontrar nas nossas calçadas e varandas. (...)
- Vamos sentir com o Necas : o JogoPublication . Carvalho, Célia; Raposo, Lázaro; Caldeira, Suzana NunesNesta comunicação pretende-se dar a conhecer um projeto cujo desenvolvimento está em fase de arranque. Este projeto resultará num jogo em 3D com vários cenários sobre quatro das emoções básicas: alegria, tristeza, medo e raiva. Estando na fase conceptual, este póster centra-se sobretudo nas dinâmicas de aprendizagem associadas ao jogo, na sua narrativa (história e personagens) e na sua estrutura.
- Especificidades climáticas e geográficas dos Açores que facilitam a corrosãoPublication . Vasconcelos, Helena Cristina; Meirelles, Maria Gabriela[…]. A Universidade dos Açores desenvolveu recentemente uma linha de investigação com enfoque não só no estudo da corrosão (Fig.3), mas também fortemente vocacionada para a sensibilização das empresas e serviços da região, do governo e das populações para este grave problema. O estudo e conhecimento das variáveis atmosféricas que influenciam no processo cinético de corrosão atmosférica são de fundamental importância, uma vez que, grande parte dos metais utilizados no quotidiano (ferrosos e não-ferrosos) são suscetíveis a tais processos. A correlação entre estas variáveis e a corrosão atmosférica e normalmente representada por equações lineares que determinam as taxas de corrosão. Os investigadores da Universidade dos Açores estão interessados em caracterizar o potencial corrosivo associado as distintas zonas geográficas da região, classificando esses ambientes em função de uma serie de índices de corrosão. […].
- Matemática em família : os BernoulliPublication . Martins, Maria do Carmo[...]. Na área da matemática e da física, a família Bernoulli destacou-se por ter dado ao mundo, durante um século, oito eminentes matemáticos, um caso ímpar na História da Humanidade. O pai Nicolau (1623-1708) vivia em Antuérpia, na Bélgica, mas por ser protestante foi forçado a abandonar o país, por infl uência da Inquisição espanhola. Mudou-se para Basileia, na Suíça, onde continuou a dedicar-se ao negócio das especiarias. Casou-se com Margarette Schoenauer, descendente de uma das grandes famílias de banqueiros e conselheiros da cidade, tornando-se um mercador de sucesso. [...].
- O espelho da velha: imagens da velhice institucionalizadaPublication . Pavão, Cecília do Rosário Farias; Tomás, Licínio Manuel VicenteO objetivo desta dissertação é dar conta da forma como se produzem as imagens ou construções sociais acerca da velhice institucionalizada, sobretudo na esfera individual dos idosos internados permanentemente em equipamentos destinados à velhice dependente. Analisa-se a formação das categorias sociais e a influência dos principais agentes dessa construção e o impacto que a instituição tem, quer no quotidiano dos institucionalizados, quer no seu processo identitário. O trabalho empírico consiste na leitura das autoimagens dos velhos em situação de institucionalização.