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- Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino, os novos dadosPublication . Diogo, FernandoEsta comunicação apresenta resultados que sugerem que o problema dos activos altamente desqualificados é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento dos Açores. Mobilizam-se os dados de uma investigação em curso sobre os beneficiários do RSI que trabalham para melhor compreender a relação dos activos altamente desqualificados com o sistema de ensino e com a formação profissional (em sentido lato). Desta forma, pretendemos contribuir para perceber como é que, a nível macro, se construiu o processo de desqualificação na relação destes indivíduos com as diversas formas de aquisição de competências escolares e profissionais e as consequências em termos da sua inserção no mundo do trabalho. Complementarmente, mobilizaremos dados regionais, nacionais e europeus para situar comparativamente o problema da desqualificação na Região Autónoma dos Açores. Finalmente, pretendemos abordar a questão do insucesso do sistema educativo enquanto metáfora do insucesso escolar dos indivíduos, reflectindo sobre causas e efeitos no desenvolvimento regional.
- Horta: a cidade dos 7 frisos?Publication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) A cidade da Horta conta nas suas calçadas com 6 dos 7 tipos possíveis de frisos. Este é um valor patrimonial a ter em conta, até porque, do que temos conhecimento, apenas Lisboa apresenta todos os 7 tipos de frisos. Vejamos exemplos de cada um dos 6 tipos de frisos que existem nas calçadas da Horta. (...) O sétimo tipo de friso, em falta na cidade da Horta, caracteriza-se por não ter meia-volta, apenas simetria de reflexão horizontal, por exemplo: …>>>>>… Seria interessante que, através da pavimentação de algum passeio, se colmatasse esta lacuna de forma a transformar a Horta na cidade dos 7 frisos! (...)
- Estudo da sensibilização a ácaros na ilha de São Miguel - AçoresPublication . Ferreira, Telma Carolina Rego; Rodrigues, Armindo dos Santos; Garcia, Patrícia Ventura; Alves, Rodrigo Soares RodriguesOs Ácaros são pequenos artrópodes que pertencem à classe Arachnida e à subclasse Acari, também designada por Acarina. Sabe-se que os alergénios derivados dos ácaros desempenham um papel importante na patogénese da asma, eczema e rinite alérgica. Entre as espécies mais comuns de ácaros de pó, é possível destacar as seguintes: Dermatophagoides pteronyssinus, Dermatophagoides farinae, Euroglyphus maynei, Blomia tropicalis e Lepidoglyphus destructor. No presente estudo seleccionaram-se aleatoriamente 103 pacientes com alergia respiratória observados na consulta de Imunoalergologia do Hospital do Divino Espírito Santo, EPE (HDES-EPE) e que apresentavam positividade nos testes cutâneos a ácaros. A este grupo determinou-se a prevalência da sensibilização a diferentes ácaros e, a correlação entre o grau de sensibilização e as características clínicas, demográficas e ambientais dos pacientes. Foi também seleccionado um grupo de 20 pacientes, dos 103 iniciais, para avaliação da sensibilização a recombinantes alergénicos da espécie D. pteronyssinus (Der p1, Der p2 e Der p 10), assim como, a sua relação com os níveis séricos de IgE específica. Por fim, testou-se a correlação entre o método tradicional de medição das pápulas de reacção dos testes cutâneos com o “software” Image-Pro Plus 5.0 by MediaCybernetics®179. Concluiu-se que as sensibilizações com maior taxa de prevalência na população em estudo foram aos ácaros D. pteronyssinus, B. tropicalis, L. destrutor e D. farinae. Os resultados demonstraram que a sensibilização a D. pteronyssinus é significativamente mais prevalente. Assim, sugere-se que estes ácaros sejam incluídos na bateria “standard” de alergénios a serem testados por testes cutâneos em picada nos procedimentos de diagnóstico de rotina na população Açoriana. No que concerne às correlações entre os factores demográficos, clínicos e ambientais com a sensibilização aos ácaros concluiu-se que: o ambiente com fumo, o número de pessoas por quarto de cama, os sintomas de conjuntivite e alergia cutânea estão positivamente e significativamente correlacionados com o grau de sensibilização. A nossa amostra caracteriza-se por apresentar maioritariamente uma sensibilização aos recombinantes alergénicos Der p1 e Der p2, os quais estão linearmente relacionados com o nível de IgE especifica de D. pteronyssinus. Estes resultados mostram que o nível de IgE específica é um óptimo preditor dos níveis de Der p1 e Der p2 na nossa amostra, mas não de Der p10. O conhecimento da sensibilização maioritária a Der p1 e a Der p2 na população Açoriana poderá auxiliar na escolha de vacinas para imunoterapia específica. Quanto aos métodos de medição das pápulas de reacção, ambos estão fortemente correlacionados, o que valida o método informático Image-Pro Plus 5.0 by MediaCybernetics®179.
- O processo de ensino-aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo : o papel da leitura no ensino de conteúdos através do currículoPublication . Araújo, Daniela Pereira; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório de estágio resulta do processo formativo e das experiências pedagógicas realizadas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II. Sendo o estágio um período, no decorrer do qual o futuro educador ou professor tem a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos e ainda de se construir como profissional, esta é, sem dúvida, uma etapa fundamental na formação do estagiário. Na base deste trabalho, que tem como finalidade primeira descrever os momentos mais significativos do percurso do estagiário, existe uma temática que se constitui como um fio condutor comum às partes mais teóricas, percorrendo os momentos dedicados à prática e reflexão. Falamos das questões da leitura ao serviço da aquisição e/ou aprofundamento de conteúdos programáticos por parte da população estudantil com que interagimos. Dando cumprimento ao que nos propusemos fazer, organizamos este relatório em duas partes. A primeira diz respeito ao enquadramento teórico, dimensão própria das abordagens investigativas, que veio a revelar-se de grande pertinência para o nosso enriquecimento pessoal e profissional. Com base em autores da especialidade, fundamentamos diversas vertentes atinentes ao processo formativo, bem como questões sobre o ensino da leitura, na perspetiva da aquisição de conteúdos programáticos através do currículo, área do saber e da investigação considerada de grande relevância na formação global das crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo. A segunda parte refere-se às práticas educativas, propriamente ditas, desenvolvidas em ambos os níveis de ensino onde os estágios tiveram lugar. Depois da contextualização e descrição dos espaços onde a nossa intervenção decorreu e das características dos alunos com quem trabalhamos, procedemos à reflexão das atividades por nós descritas neste relatório, as quais, convém explicar, não comportam todas as ações por nós realizadas, quer estejamos a falar da questão da leitura ou de outros domínios e saberes trabalhados na sala de aula. Partindo do pressuposto de que a leitura assume um caráter transversal em todas as áreas curriculares e que é um dos domínios da língua que mais interfere no sucesso escolar dos alunos, este relatório, intitulado "O processo de ensino-aprendizagem no Pré-Escolar e 1º Ciclo: O papel da leitura no ensino de conteúdos através do currículo", tem como objetivo geral Compreender o papel dos textos ouvidos ou lidos na aquisição de conteúdos por parte das crianças que frequentam a pré-escola ou o 1º ciclo. A fim de garantirmos a consecução deste objetivo, elaboramos um conjunto de questões de partida que nortearam a nossa prática e análise dos dados que obtivemos, fruto da observação e da intervenção no terreno. As referidas questões de partida são as seguintes: 1) Será prática recorrente no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico o uso de materiais escritos para exploração de conteúdos programáticos através do currículo? 2) Têm as salas de aula materiais escritos adequados que permitam a exploração de conteúdos através do currículo? 3) Que papel desempenham as bibliotecas e os Planos Nacional e Regional de Leitura no ensino de conteúdos através das diferentes áreas do saber? 4) Conseguirão as crianças aprender com maior facilidade os conteúdos quando a aprendizagem é complementada com textos diversificados? Os elementos recolhidos, através da abordagem investigativa por nós realizada, permitiram-nos concluir que, no Pré-Escolar, existe, efetivamente, uma preocupação, por parte da educadora, em recorrer a diferentes materiais de escrita para a exploração de determinados conteúdos curriculares e que a sala dispõe de um leque variado de materiais de escrita, aos quais as crianças e educadora podem recorrer. Dos vários materiais de escrita, selecionados para exploração em sala de aula, a educadora recorre com alguma frequência aos livros que são recomendados pelos Planos Nacional e Regional de Leitura. Relativamente à existência de uma biblioteca na sala, esta é encarada como uma área privilegiada pelas crianças, visto que é muito frequentada nos momentos de brincadeira livre. O mesmo não se verificou no 1º Ciclo, pois o facto de a sala não possuir uma biblioteca, impedia o contacto e manipulação de diferentes materiais de escrita, sendo o manual escolar o único material utilizado para a exploração dos conteúdos. Considerando todo o trabalho por nós desenvolvido, foi possível constatar que a aprendizagem se tornava mais interessante quando os conteúdos explorados se faziam acompanhar de textos diversificados. Com este trabalho, pretendemos chamar a atenção para a necessidade e o potencial de educadores e docentes colocarem a leitura de textos de variados géneros ao serviço das diferentes áreas curriculares, contribuindo para uma melhor aquisição e consolidação de conhecimentos junto da população estudantil.
- Aprendizagem escolar e sua avaliação em educação de infância e 1º cicloPublication . Pavão, Sofia Chaves; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório de estágio concede uma visão geral do trabalho realizado pela autora nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta uma análise crítica e reflexiva da prática desenvolvida nos dois momentos de estágio, nomeadamente das observações, planificações, ações e avaliações efetuadas. Ao longo desta análise procuramos não só estabelecer comparações entre as práticas no Pré-escolar e no 1.º Ciclo, como também realizar o confronto desta componente prática com a teoria, de modo a aprofundar a sua compreensão e consistência. Contudo, neste resumo, destacaremos essencialmente os resultados obtidos quanto à integração curricular e às estratégias de ensino-aprendizagem privilegiadas, bem como as conclusões alcançadas num estudo sobre a avaliação da aprendizagem. Em relação aos dois primeiros aspetos, verificamos que, tanto no Pré-escolar como no 1.º Ciclo, os conteúdos relativos ao Conhecimento do Mundo/ Estudo do Meio foram os que permitiram maior integração das diversas áreas curriculares e que as estratégias privilegiadas ao longo das práticas foram a exposição e o questionamento. Os resultados em questão decorreram de análises sistemáticas de registos de observação, de documentos de planificação e avaliação, bem como de trabalhos realizados pelas crianças. Quanto ao estudo sobre a avaliação da aprendizagem, foi concretizado no contexto do estágio e com ele interessou-nos perceber as perspetivas de colegas estagiários sobre os campos e aspetos em que admitem incidir as suas práticas de avaliação, bem como analisar algumas das suas práticas de planificação em avaliação, tendo ainda em conta as realizadas pela estagiária "investigadora" e, em termos de análise, a variável "estagiário de regime ordinário"/"estagiário trabalhador-estudante". Para tal, contámos com a participação de oito estagiários que nos concederam entrevistas e nos disponibilizaram documentos escritos de práticas de planificação em avaliação. A estes documentos foram acrescentados os de práticas de planificação da estagiária "investigadora". O tratamento dos dados foi realizado com recurso à análise de conteúdo. Ao analisarmos os resultados deste estudo, constatamos que os estagiários expressaram insatisfação com a formação em avaliação disponibilizada na licenciatura e no mestrado, apontando a necessidade de uma unidade curricular específica de avaliação. Reconheceram a importância da avaliação ao longo da prática educativa e disseram que esta serviu principalmente para o esclarecimento e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Também revelaram que, aquando do estágio, os instrumentos mais utilizados na avaliação foram grelhas de verificação, os critérios/aspetos mais valorizados incidiram na área cognitiva e que procuraram envolver os próprios alunos nesta avaliação. Além disso, verificamos que não se encontram diferenças relevantes entre o discurso e as práticas de planificação em avaliação destes estagiários, assim como entre os estagiários de regime ordinário, os trabalhadores-estudantes e a estagiária "investigadora".
- Práticas de ensino relacionadas com a educação em ciência desenvolvidas no âmbito das PES I e IIPublication . Rodrigues, Filipa Alexandra Moniz Alves Pacheco; Gomes, CarlosO presente relatório caracteriza o percurso seguido no estágio pedagógico no âmbito das disciplinas de Prática Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, tendo como tema “Práticas de ensino relacionadas com a educação em ciência”. Sendo este trabalho, um espaço de reflexão, foi importante ter uma abordagem analítica em relação aos diversos momentos. Em cada etapa, há reflexão, em cada etapa há uma justificação para algo. Deste da formação de professores, passando pelo papel do educador e professor como gestores do currículo e pelas componentes essenciais no processo ensino-aprendizagem: observação, planificação e avaliação, sustentando as justificações com os momentos vivenciados nas práticas pedagógicas. A componente, teoria em articulação com a prática continua, aquando da análise a projectos formativos e a situações de ensino-aprendizagem, onde as capacidades de um profissional em educação são testadas, onde há critica e há reconstrução. Reconhecendo a relevância da investigação na formação de professor, é efectivado um estudo sobre as conceções dos futuros profissionais de educação relativamente ao ensino das ciências. Foi então a partir de uma revisão bibliográfica, sobre o ensino das ciências que se elaborou o estudo acerca destas mesmas conceções. Com este documento, pretendo que futuros professores perspectivem o ensino das ciências em toda a sua plenitude, não esquecendo o papel da crianças, do professore, os modelos e, um tema importante como, a educação ambiental.
- Conexões matemáticas : potencialidades e contributos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Melo, Tânia Sofia do Amaral; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente relatório resulta do nosso estágio pedagógico realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, representando, assim, o percurso realizado nos dois níveis de ensino, através de uma análise retrospetiva. O documento discute a necessidade de se estabelecerem conexões matemáticas, nas suas diferentes vertentes, destacando-se aquela que promove a aprendizagem da Matemática com os contextos reais, de vivência do dia-a-dia. São descritas e analisadas, criticamente, algumas tarefas realizadas no contexto do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, que se centraram em torno do tema das conexões matemáticas e que procuraram, simultaneamente, promover nos alunos o gosto pela Matemática. Do trabalho elaborado, foi possível concluir sobre a importância da prática matemática baseada no estabelecimento de conexões entre as diferentes áreas e domínios, valorizando-se todas elas, e não apenas a aprendizagem segmentada da Matemática. Foi possível concluir, ainda, que a implementação de tarefas de conexão permite despertar o gosto nos alunos para a Matemática em contextos de aprendizagem não orientados diretamente para esta área, fazendo-os entender que a Matemática é uma forma de pensar e de agir sobre o mundo que os rodeia. Tendo em conta que este relatório decorre do trabalho realizado no estágio pedagógico, apresentam-se, de forma refletida, algumas das estratégias de aprendizagem que mais se destacaram nas práticas. Enquadra-se também o trabalho realizado teoricamente, contextualizando a formação e a prática do professor em Portugal, a importância da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico e algumas aspetos específicos do tema foco deste relatório. Para uma análise fidedigna das práticas, foi necessário a utilização de algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, os quais são enumerados no capítulo referente à metodologia, que abarca, ainda, os objetivos que nos propusemos atingir com este trabalho.
- A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticosPublication . Raposo, Joana Margarida Melo; Dinis, RaquelO presente relatório de estágio pretende relatar os momentos de prática, vivenciados na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho efetuado, dando a conhecer um processo de aprendizagem vivenciado. A análise e reflexão sobre o percurso formativo apresentado implicou o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, das questões inerentes aos processos de formação de educadores/professores, com particular ênfase no período de formação inicial compreendido pelo estágio e às componentes que estiveram na base de todos os momentos de prática educativa, entre eles: a observação, o projeto formativo, a planificação, as avaliações e as reflexões, todas elas essenciais e intrínsecas à profissão docente. Tendo como problemática de aprofundamento a Integração Curricular na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, neste relatório propusemo-nos explorar o potencial dos recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos, visando aprofundar a reflexão sobre a importância destes na promoção da integração curricular, nas suas múltiplas vertentes. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido indicia que a utilização de recursos didáticos adequados pode promover, a diversos níveis, a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos. Contudo, importa que os educadores/professores estejam despertos para a necessidade de a seleção, a conceção e a exploração de tais recursos ser pensada, intencional, planificada e refletida, atendendo nomeadamente, às necessidades e caraterísticas do grupo de crianças/alunos. Neste contexto, consideramos que os recursos didáticos podem constituir uma mais-valia significativa, devendo ser valorizados e privilegiados como forma de promover experiências de aprendizagem integradoras.