Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino, os novos dados

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Comunicação ao Congresso de Gaia.pdf384.51 KBAdobe PDF Download
1CIPEC-Resumos.pdf554.42 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação apresenta resultados que sugerem que o problema dos activos altamente desqualificados é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento dos Açores. Mobilizam-se os dados de uma investigação em curso sobre os beneficiários do RSI que trabalham para melhor compreender a relação dos activos altamente desqualificados com o sistema de ensino e com a formação profissional (em sentido lato). Desta forma, pretendemos contribuir para perceber como é que, a nível macro, se construiu o processo de desqualificação na relação destes indivíduos com as diversas formas de aquisição de competências escolares e profissionais e as consequências em termos da sua inserção no mundo do trabalho. Complementarmente, mobilizaremos dados regionais, nacionais e europeus para situar comparativamente o problema da desqualificação na Região Autónoma dos Açores. Finalmente, pretendemos abordar a questão do insucesso do sistema educativo enquanto metáfora do insucesso escolar dos indivíduos, reflectindo sobre causas e efeitos no desenvolvimento regional.

Description

1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura: Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas. 28 e 29 de junho de 2013, Gaia, IspGaya (Instituto Politécnico de Gaia).

Keywords

Educação Pobreza RSI Sistema de Ensino Insucesso escolar Abandono escolar Formação profissional

Citation

Diogo, Fernando (2013). "Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino, os novos dados", in 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura: Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas 28 e 29 de junho de 2013, Gaia, IspGaya (Instituto Politécnico de Gaia).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue