Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
384.51 KB | Adobe PDF | |||
554.42 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação apresenta resultados que sugerem que o problema dos activos altamente desqualificados é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento dos Açores. Mobilizam-se os dados de uma investigação em curso sobre os beneficiários do RSI que trabalham para melhor compreender a relação dos activos altamente desqualificados com o sistema de ensino e com a formação profissional (em sentido lato). Desta forma, pretendemos contribuir para perceber como é que, a nível macro, se construiu o processo de desqualificação na relação destes indivíduos com as diversas formas de aquisição de competências escolares e profissionais e as consequências em termos da sua inserção no mundo do trabalho. Complementarmente, mobilizaremos dados regionais, nacionais e europeus para situar comparativamente o problema da desqualificação na Região Autónoma dos Açores. Finalmente, pretendemos abordar a questão do insucesso do sistema educativo enquanto metáfora do insucesso escolar dos indivíduos, reflectindo sobre causas e efeitos no desenvolvimento regional.
Description
1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura: Desafios Sociais e
Educação: Culturas e Práticas. 28 e 29 de junho de 2013, Gaia, IspGaya (Instituto
Politécnico de Gaia).
Keywords
Educação Pobreza RSI Sistema de Ensino Insucesso escolar Abandono escolar Formação profissional
Pedagogical Context
Citation
Diogo, Fernando (2013). "Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino, os novos dados", in 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura: Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas 28 e 29 de junho de 2013, Gaia, IspGaya (Instituto Politécnico de Gaia).