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- O efeito de factores climáticos no consumo de energia eléctricaPublication . Ferreira, José M. S.; Mendes, Armando B.Neste trabalho identificam-se as causas responsáveis por variações no consumo horário de energia com base na identificação de padrões e relações entre os dados de consumo e várias variáveis climatéricas. Para tal utilizam-se técnicas de data mining, nomeadamente a metodologia CRISP-DM e software de data warehouse MS SQL Server. Assim, foi possível verificar que as variáveis climatéricas têm influência muito significativa na produção de energia eléctrica, tendo sido possível prever os consumos de 2007 com um erro absoluto médio de 1,4 MW. Identificam-se ainda vários padrões no comportamento do consumo ou produção de energia eléctrica, nem todos espectáveis face ao conhecimento actual de domínio.
- Studies on Fucus spiralis subject to increased temperature and acidity.Publication . Wallenstein, Francisco; Torrão, Daniel F.; Neto, Ana I.; Wilkinson, Martin; Rodrigues, Armindo
- Comparison of free radical scavenging activities of selected Azorean seaweeds.Publication . Paiva, Lisete S.; Patarra, Rita F.; Neto, Ana I.; Lima, Elisabete M. C.; Baptista, José A. B.
- Metals concentration and structural changes in Corallina elongata (Corallinales, Rhodophyta) from hydrothermal vents.Publication . Couto, Ruben P.; Neto, Ana I.; Rodrigues, Armindo
- La biologie et la psychologie: les "clefs de contact" du dynamisme vitaliste bergsonienPublication . Costa Carvalho, MagdaNotre réflexion aura pour point de départ l’alliance scientifique et métaphysique subjacente au projet bergsonien, en particulier en ce qui concerne les deux sciences que Bergson a choisi comme «démarrage» pour sa philosophie : la psychologie et la biologie. Nous essaierons de mettre en évidence jusqu’à quel point ces deux perspectives ont joué un rôle décisif dans la façon comme le philosophe a conçu le dynamisme évolutif qui traverse tout le monde naturel : soit selon une perspective extérieure à l’œuvre de l’auteur, en ce qui concerne les configurations spécifiques du savoir au cours de la deuxième moitié du XIXème siècle et au début du XXème ; soit d’après une dimension intérieure à la propre pensée bergsonienne, en accord avec les exigences spéculatives dictées par les notions et les positions de son interprétation de la réalité.
- Portfolio performance evaluation : the case of the portuguese mutual funds marketPublication . Couto, Gualter; Brandão, Rita Marques; Roque, NunoIn this work, we investigate the portfolio performance evaluation of Portuguese mutual funds market. For that purpose, we used different models with daily data, where we tested different hypotheses: the existence of alphas with or without selectivity, and the existence of betas with or without timing. There are differences induced by the use of unconditional and conditional models based on non-temporal variation in profitability and risk. The results suggest that fund managers have some capacities of selectivity but not of timing.
- Tutoria : uma forma flexível de ensino e aprendizagemPublication . Semião, Filomena; Serpa, Margarida DamiãoEste estudo, centrado na tutoria enquanto modalidade de ensino, aprendizagem e apoio, que simultaneamente desenvolve competências de integração, desenvolvimento pessoal e académicas, organiza-se de acordo com cinco grandes questões: a primeira, aprofundar a temática da tutoria nas vertentes histórica, social, económica e cultural; a segunda, caracterizar um programa de tutoria; a terceira, conhecer as perspectivas dos tutorandos sobre o programa tutorial; a quarta, analisar as perspectivas dos tutorandos relativamente ao impacto da tutoria no seu percurso educativo ao nível pessoal e académico; e, por último, identificar as características do tutor a partir da opinião dos tutorandos. Na análise da evolução do conceito de tutoria ao longo dos tempos e também das práticas que actualmente a ela se associam – o coaching, a mentoria e a supervisão –, procuramos estabelecer traços comuns e distintivos entre elas. Assim, é comum às práticas referidas a técnica de questionamento e de escuta activa, assim como o estabelecimento de relações de apoio, marcadas pela confidencialidade e pela proximidade, sem contudo se perder o distanciamento que a relação profissional obriga; por outro lado, distinguem-se no que diz respeito aos seus objectivos específicos, ora mais direccionado para a resolução de uma situação pontual, o coaching; ora mais dirigida para o estabelecimento da integração do indivíduo numa nova situação (a entrada numa nova instituição escolar, num grupo ou turma) ou num novo ciclo de estudos, a mentoria; ora para desenvolver, com a participação activa dos implicados, um projecto de médio ou longo prazo, um processo de estágio ou a integração numa empresa, a supervisão. O estudo empírico, realizado mediante inquérito por questionário, com uma amostra de trinta alunos integrados num programa tutorial de uma escola de São Miguel, incide tanto no levantamento de variáveis ligadas ao nível sócio económico e cultural dos tutorandos, percurso escolar e apoios (fora e dentro da escola), assim como nas percepções que têm sobre o impacto da tutoria no seu desenvolvimento pessoal e académico e as características e competências que consideram essenciais para o desempenho do cargo de tutor. As conclusões a que se chegou levam a pensar que o programa de tutoria em apreço se dirige a estudantes provenientes de um meio socioeconómico baixo, com um percurso escolar irregular, sendo que todos os alunos tiveram pelo menos uma retenção e apresentam necessidades de apoio, que se processa em termos de “aulas de apoio” em determinadas disciplinas, sobretudo as mais estruturantes do pensamento abstracto e da comunicação verbal (Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente). Por outro lado, de acordo com as perspectivas dos alunos, a tutoria funciona em grupo e em termos individuais e dos professores tutores são privilegiadas as características relacionadas com a componente académica (saber explicar e ter capacidade para ensinar a aprender, por exemplo), sendo-lhes reconhecida, também, características pessoais, tais como a capacidade para escutar, conversar e orientar. Os tutorandos mostram-se satisfeitos com a tutoria em geral, mas sobretudo no que diz respeito à vertente académica.
- A abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar em contexto de supervisão em Angra do HeroísmoPublication . Moniz, Maria Margarida Teves; Castanho, Maria da Graça BorgesA aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela acção intencional dos educadores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. O contexto e as práticas pedagógicas da sala de aula determinam fortemente a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas e com as actividades de leitura e escrita. No presente estudo, procurámos (1) conhecer o perfil dos Educadores Cooperantes e dos Estagiários relativamente às suas habilitações académicas e à formação recebida sobre leitura e escrita; (2) conhecer as concepções do Educador Cooperante e do Estagiário sobre a abordagem da leitura e escrita no pré-escolar; (3) caracterizar o papel do Educador Cooperante em contexto supervisivo, nomeadamente como orientador de estágio e como promotor da leitura e da escrita; (4) conhecer as actividades de leitura e escrita que os Estagiários promovem na sua prática pedagógica; e (5) averiguar a organização dos espaços, materiais e equipamentos utilizados pelos Estagiários nas actividades de leitura e escrita, relacionando estes aspectos com os modelos curriculares de educação de infância. Este é um estudo descritivo da situação actual da abordagem da leitura e da escrita no pré-escolar, em contexto supervisivo, cuja análise de dados assentou no método misto, através da análise quantitativa de questionários e qualitativa de entrevista e análise documental. No que aos resultados diz respeito, verificámos que tanto os Educadores Cooperantes como os Estagiários, apesar de promovem um leque diversificado de actividades no âmbito da leitura e da escrita, não têm a noção exacta das implicações positivas que a abordagem à leitura e à escrita trazem às crianças a longo prazo. Quanto ao papel do Educador Cooperante em contexto supervisivo, como orientador de estágio e como promotor da leitura e da escrita, os resultados relativos à realização de reuniões, seminários, encontros de trabalho afastam-se do que é proposto pela literatura da especialidade. Porém, os esforços desenvolvidos vão no sentido de os Educadores corresponderem às dificuldades que os Estagiários apresentam. Relativamente à promoção das actividades de leitura e escrita, por parte dos Educadores em geral, a combinação de todos os dados permite-nos concluir que não há consenso no que diz respeito à abordagem da leitura e da escrita no pré-escolar, havendo quem as promova e quem as secundarize nos projectos que desenvolve. No que diz respeito às práticas dos Estagiários, no âmbito da abordagem à literacia, verificamos que nem sempre há consonância na opinião expressa pelos Educadores Cooperantes e Estagiários. Apesar disso, com base na análise documental, foi-nos possível concluir que os Estagiários planificam a sua intervenção, valorizam as tentativas de leitura e de escrita por parte das crianças, realizam, com o intuito de promover actividades de leitura, jogos de procura de letras, sílabas e palavras, leitura de palavras simples, seguida de repetição por parte das crianças e identificação do som de letras do abecedário, e visitam bibliotecas de diferentes tipos. Quanto às actividades de escrita mais desenvolvidas pelos Estagiários, verificámos que estes utilizam com regularidade o “computador” para o efeito. Fazem igualmente o registo de letras e palavras de forma livre, registam histórias, elaboram livros de receitas, quadros de tarefas, quadro de presenças e quadro de novidades. Quanto às áreas de actividades que integram as salas onde os Estagiários desenvolvem as suas práticas, concluímos que existe uma diversidade de áreas de actividades nos jardins-de-infância, indo a generalidade das mesmas ao encontro do que é proposto pela literatura da especialidade. A utilização de materiais como forma de explorar a leitura e a escrita foi também alvo de análise. Apesar de ambos os grupos estarem de comum acordo quando indicam que os livros infanto-juvenis, os jogos, os jornais, as revistas e o abecedário são materiais utilizados pelos Estagiários como forma de promover actividades no âmbito da literacia, a verdade é que, segundo os dados dos Estagiários e dos Documentos, há alguma escassez de materiais, só compensada com um conjunto alargado de materiais preparados pelos agentes de ensino. Ao nível da organização dos espaços e materiais, todas as fontes de informação, usadas por nós, corroboram a ideia de que as salas se encontram organizadas por áreas e que os materiais estão dispostos de forma a servir actividades específicas. No que diz respeito à utilização dos equipamentos, foi-nos dado a conhecer que “projector de vídeo”, o “leitor de DVD” e o computador são os mais utilizados.
- A profissionalidade do professor supervisor do ensino básico : 1º cicloPublication . Afonso, Rui Manuel Evaristo; González, Pedro Francisco; Castanho, Maria da Graça BorgesA presente investigação tem por foco de análise conhecer alguns aspectos e comportamentos da profissionalidade dos professores supervisores de estudantes estagiários do EB 1.º Ciclo. Procurámos compreender, não todos os diversos elementos que interagem no processo de supervisão, nem descobrir qual o modelo de profissionalidade do professor supervisor, mas, sobretudo, conhecer os aspectos pedagógicos e didácticos do professor supervisor da actualidade. Na sua centralidade o estudo mostra a necessidade de se continuar a discutir a profissionalidade do professor. Assim, embora não sendo o desenvolvimento profissional a categoria principal explorada neste estudo, procuramos identificar através das tarefas prioritárias a desenvolver junto dos alunos, áreas relevantes no processo de formação do estagiário, ciclo supervisivo e aspectos valorizados no desempenho do estagiário, alguns aspectos do professor supervisor, na convicção de que estes, ao serem conhecidos, vão demarcando uma etapa do processo de desenvolvimento da profissionalidade dos professores supervisores e dos futuros professores do EB 1.º Ciclo. Os dados recolhidos para o enquadramento teórico, fundamentados na revisão bibliográfica e na natureza desta investigação, permitiram analisar a acção do professor supervisor, tendo como base os temas: supervisão pedagógica, ser professor do EB 1.º Ciclo e profissionalidade docente. A definição do conceito de profissionalidade não é fácil, e ao tratar temáticas relacionadas com a mesma, muitas abordagens podem ser consideradas, não obstante interessou-nos alguns aspectos pedagógicos e didácticos. Realizou-se uma investigação, essencialmente, do tipo descritivo, tendo a recolha de dados sido feita através de dez entrevistas e de vinte e um questionários, aplicados a professores supervisores do EB 1.º Ciclo, na Região Autónoma dos Açores – Ilha de São Miguel, no ano de 2007/2008. Tanto nas entrevistas como nos questionários observamos um certo equilíbrio nas respostas dadas. Os resultados indicaram que a acção do professor supervisor do EB 1.º Ciclo se aproxima de um modelo eclético, baseado em várias abordagens, conservando alguns aspectos do modelo tradicional e incorporando aspectos do modelo reflexivo.
- Perdidos na rua : os sem-abrigo em Ponta DelgadaPublication . Cabete, Dora Cristina Ribeiro; Diogo, Fernando Jorge AfonsoA presente investigação incide, especificamente, sobre o fenómeno dos sem-abrigo em Ponta Delgada. Sendo certo que, como qualquer investigação esta, também, "não é independente da pessoa que a desenvolve e dos referenciais que possui, é um processo pessoal de construção de um objecto de estudo e desconstrução de ideias pré-concebidas, de forma simplista de ver o mundo e de perspectivar a realidade envolvente." A escolha deste tema deveu-se a uma curiosidade implícita, a sentimentos difusos, de incompreensão, de impotência e de compaixão, para com o outro, para com aquele que geralmente vemos deambular pelas ruas de Ponta Delgada e, fingimos não ver, não existir, não estarem aí quando tropeçamos neles, mas, principalmente pela necessidade de procurarmos compreender este fenómeno que afecta a sociedade açoriana. Pretendemos com este estudo realizar um enquadramento teórico da problemática dos sem abrigo e, concomitantemente, uma análise específica dos sem-abrigo em Ponta Delgada, bem como das suas instituições de apoio. O objectivo deste trabalho de investigação reside em dar voz a todos aqueles que se encontram perdidos nas ruas de Ponta Delgada, que sobrevivem em condições indignas de um ser humano e a quem o exercício da cidadania foi coarctado pelas vicissitudes de uma sociedade individualista. Contribuir para compreender este drama individual de exclusão social é a meta desta dissertação, pelo que as soluções apresentadas são apenas um pequeno contributo para minimizar o sofrimento destes e, quem sabe, a apaziguar as nossas consciências.