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- The Marine Algal (Seaweed) Flora of the Azores: additions and amendments 3.Publication . Tittley, Ian; Neto, Ana I.; Parente, Manuela I.Thirteen species of benthic marine algae are reported new for the isolated mid-Atlantic Azores archipelago and five older records are confirmed. Seven (Bangia atropurpurea, Codium fragile spip. tomentosoides, Ectocarous fasciculatus, E siliculosus, Porphyrostromium ciliare, Ulothrix flacca and Ulvaria oxysperma) are widespread amphi-Atlantic species some of which extend in distributional range south to the Canary Islands. Cryptonemia seminervis, Ctenosiphonia hypnoides and Phyllophora sicula are known from the northeastern Atlantic Ocean only and also occur in the Canary Islands. The Azores archipelago is the western limit of distribution of Codium fragile ssp. atlanticum, Bostrychia scorpioides, Bryopsis cupressina, Erythroglossum laciniatum, Haliptilon squamatum and Phyllophora sicula, and the southern limit of C. fragile ssp. atlanticum and E laciniatum. The tropical species Phyllodictyon anastomosans, Valonia macrophysa and Wurdemannia miniata reach their northern limit of distribution there. Asparagopsis taxiformis is now less common possibly due to competition with the non-native A. armata; subspecies of the non-native C. fragile now occur widely in the Azores. The status of Fucus vesiculosus, Ulva (Enteromorpha) clathrata and Rhizoclonium tortuosum is clarified and other species have been removed from the flora. The continuing addition of new species records for the Azores shows the archipelago to be floristically richer than other Atlantic islands except for the Canary Islands.
- Feliz aniversário, Darwin!Publication . Neves, Verónica C.
- Eco-eficiência na indústria de lacticínios da ilha de S. Miguel.Publication . Oliveira, Amílcar José São Miguel; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Cunha, Regina Tristão daA eco-eficiência é, talvez, a melhor ferramenta para qualquer organização responder aos desafios do desenvolvimento sustentável e às ameaças da crise ambiental que se vive e que tem tendência a agravar-se. Avaliar e controlar os indicadores de desempenho de uma organização nem sempre é tarefa fácil. Os elementos de comparação disponíveis estão muito dispersos, é necessário avaliar da sua aplicabilidade e é necessário dispor de recursos para fazer as análises necessárias. A indústria de lacticínios dos Açores constitui-se como um sector considerado da maior relevância para a economia regional dos Açores. Descobrir e fornecer pistas sobre a eco-eficiência e sustentabilidade deste sector, constituem as principais preocupações deste trabalho, virado para a realidade prática das instalações fabris que aderiram ao estudo. Foi recolhida informação que permitisse estabelecer um padrão para comparação, primeiro de todo o sector nos Açores e depois daquelas instalações em particular. Avaliados os dados recolhidos junto das empresas e efectuada a comparação com as referências, apresentam-se conclusões sobre o estado dos indicadores de desempenho de eco-eficiência de duas instalações industriais, confirmando-se que a indústria de lacticínios é um sector grande consumidor de água e energia e que apresenta alguns problemas em termos de poluição (águas residuais e emissões gasosas).
- Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagemPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Figueiredo, Maria Pacheco; Sousa, DulceAdoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo de análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas, este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: "fazer coisas", "o que nos é ensinado", "saber mais coisas" e "útil para o futuro". A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: "trabalhar versus brincar", "actividade versus passividade", "actividade dirigida pelo adulto", "obrigatoriedade das actividades", "informalidade dos espaços onde não há aprendizagem" e "adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional"
