Browsing by Issue Date, starting with "2008-01"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Subtidal Rocky Shore Communities of the Azores: Developing a Biotope Survey MethodPublication . Wallenstein, Francisco; Neto, Ana I.; Álvaro, Nuno V.; Tittley, IanAt 23 sites selected randomly around the island of S o Miguel (Azores), video records were made at the depths of 5, 10, 15, 20, 25, and 30 m where a rocky substratum was present. Semiquantitative abundance data of the most common benthic organisms (algae and fixed/sedentary macroinvertebrates) were recorded in the vicinity of each depth reference point. Qualitative samples of the more conspicuous organisms were taken for confirmation of identification in the laboratory. At each site, substratum type, geographical orientation, and depth level were recorded. Multivariate analysis (nonmetric multidimensional scaling; analysis of similarity Anosim tests; similarity percentages Simper analysis) on the collected data enabled patterns of community distribution to be identified, as well as their relationship to abiotic factors. Since depth was found to be the sole determining factor for communities, it was the only one considered in the subtidal biotope survey protocol proposed here.
- Atlantic reef fish biogeography and evolutionPublication . Floeter, S. R.; Rocha, L. A.; Robertson, D. R.; Joyeux, J. C.; Smith-Vaniz, W. F.; Wirtz, Peter; Edwards, A. J.; Barreiros, João P.; Ferreira, C. E. L.; Gasparini, João L.; Brito, A.; Falcón, J. M.; Bowen, B. W.; Bernardi, G.AIM: To understand why and when areas of endemism (provinces) of the tropical Atlantic Ocean were formed, how they relate to each other, and what processes have contributed to faunal enrichment. RESULTS: Phylogenetic (proportion of sister species) and distributional (number of shared species) patterns are generally concordant with recognized biogeographical provinces in the Atlantic. The highly uneven distribution of species in certain genera appears to be related to their origin, with highest species richness in areas with the greatest phylogenetic depth. Diversity buildup in Atlantic reef fishes involved (1) diversification within each province, (2) isolation as a result of biogeographical barriers, and (3) stochastic accretion by means of dispersal between provinces. The timing of divergence events is not concordant among taxonomic groups. The three soft (non-terrestrial) inter-regional barriers (mid-Atlantic, Amazon, and Benguela) clearly act as ‘filters’ by restricting dispersal but at the same time allowing occasional crossings that apparently lead to the establishment of new populations and species. Fluctuations in the effectiveness of the filters, combined with ecological differences among provinces, apparently provide a mechanism for much of the recent diversification of reef fishes in the Atlantic.
- Fernando Gil e a sedução das "paisagens dos confins"Publication . Luz, José Luís Brandão daAs concepções que a filosofia das ciências desenvolveu, por critérios de verdade e exigências de uma ordem consequente de razões, não trazem o certificado de resistência das suas fundações. A abordagem da realidade é inseparável da catalogação que o pensamento faz da nossa experiência perceptiva e da sua expressão pela linguagem, o que levanta o problema de compreender o que confere credibilidade às nossas conjecturas sobre a realidade: onde se localizam os «confins» das paisagens que o nosso olhar pode alcançar e que dá sentido a tudo o que ele pode enxergar? A relação directa que a percepção mantém com a informação sensorial não significa que o seu conhecimento se compreenda em termos duma apropriação imediata. Com efeito, a realidade só é conhecida na sua verdade quando é acolhida no interior da consciência, o que leva Fernando Gil a equacionar o problema em dois tempos: o primeiro consiste em saber como é que a consciência experimenta este sentimento de ligação directa com os dados da apreensão sensorial; o segundo consiste em perceber o suporte ontológico desta vivência na consciência. Para procurar compreender em que nos apoiamos para afirmar que as coisas aparecem ao espírito na sua verdade, Fernando Gil condu-lo a uma estimulante reflexão sobre a teoria da evidência como critério de verdade.
- The use of digital photography for the definition of coastal biotopes in Azores.Publication . Álvaro, Nuno V.; Wallenstein, Francisco; Neto, Ana I.; Ferreira, João G.; Nogueira, Eunice M.; Santos, Catarina I.; Amaral, A. F.Sampling benthic communities usually requires intensive field and lab work which is generally performed by skilled staff. In algal dominated communities, like those on the shores of the Azores, biotope characterization studies focused on the more conspicuous algae categories, thus reducing the skills required for species identification. The present study compares in situ quadrat quantifications done by a skilled reader, with computer based quadrat quantifications using digital photographic records of the same areas read in situ, accomplished by skilled and non-skilled readers. The study was conducted inter- and subtidally at various shore heights/depths. Quantification of algal coverage, both in situ and computer based, used the point to point method with quadrats of 0.25 m × 0.25 m for the intertidal, and 0.50 m × 0.50 m for the subtidal surveys, both subdivided into 36 intersection points. Significant differences were found between in situ readings and computer based readings of photographic records conducted both by experienced and inexperienced readers. Biotopes identified using in situ data and image based data differ both for the subtidal and intertidal.
- A test of collusive behavior based on incentivesPublication . Cabral, RicardoThis paper proposes a novel collusion test based on the analysis of incentives faced by each firm in a colluding coalition. In fact, once collusion is in effect, each colluding firm faces the incentive to secretly deviate from the agreement, since it thereby increases its profits, although the colluding firms’ joint profit decreases. Thus, in a colluding coalition each firm has marginal revenues, calculated with Nash conjectures, which are larger than its marginal costs. The collusion test is based on the rejection of the null hypothesis that the firm marginal revenues with Nash conjectures are equal to or less than its marginal costs.
- Elementos para o desenho de estruturas de armazenagem e movimentação de GPL : uma abordagem sob o ponto de vista ATEXPublication . Sousa, Manuel Francisco Tavares; Martins, Jorge José Gomes; Cunha, Regina Tristão daA armazenagem e manuseamento de substâncias perigosas, designadamente gases de petróleo liquefeito, impõem um elevado rigor e a adopção de práticas que permitam que as várias actividades se desenvolvam de forma a atingir os padrões de qualidade pretendidos, ao mesmo tempo garantam a segurança de pessoas, equipamentos e infra-estruturas, no integral respeito pelo meio envolvente. O trabalho desenvolvido pela Comunidade Europeia, com vista a harmonizar as várias perspectivas existentes, na área das atmosferas potencialmente explosivas (ATEX), traduz-se actualmente num quadro legislativo que contempla duas vertentes: os requisitos dos equipamentos instalados e em funcionamento nesses espaços, e a protecção da segurança e saúde dos trabalhadores susceptíveis à exposição a riscos associados a atmosferas explosivas. Neste âmbito, às entidades que desenvolvem a sua actividade em ambientes ATEX, impõe-se uma análise das soluções existentes e dos respectivos sistemas de controlo, não apenas como forma de resposta à legislação, mas sobretudo como ferramentas de gestão dos riscos associados à operação nesse tipo de atmosferas. O presente trabalho, desenvolvido como tese de dissertação no âmbito do Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança, ministrado pela Universidade dos Açores, visou a área da armazenagem e movimentação de Gases de Petróleo Liquefeito, teve por base um Parque de GPL concreto (Parque de GPL da Sociedade Açoreana de Armazenagem de Gás) e pretendeu desenvolver uma metodologia para classificação das zonas com atmosferas explosivas e determinação da sua extensão, tendo como base o equipamento instalado nessas zonas, os parâmetros reais de funcionamento, as restrições do espaço envolvente e as variáveis ambientais. A percepção da relação e influência dos diversos factores envolvidos na libertação de uma substância, que originará uma atmosfera explosiva, permitiu identificar vários aspectos a considerar em estruturas de armazenagem e movimentação de GPL e cuja adopção se revela importante, desde a fase de projecto e desenho de estruturas de armazenagem e movimentação de GPL. A selecção da amostra dos equipamentos para análise, recaiu sobre os elementos mais representativos, que pela sua importância e quantidade são os mais utilizados, nos vários sistemas que constituem um Parque de GPL. Outra preocupação que esteve presente ao longo do trabalho, foi a reprodução com um grau de rigor elevado, das condições de funcionamento de cada equipamento em particular, e da caracterização do espaço ambiental envolvente, uma vez que estes factores contribuem grandemente para a compreensão dos fenómenos de dispersão de nuvens potencialmente explosivas, geradas por um ponto de fuga, ou de libertação de produto. Como principais resultados, realçamos a noção de zonagem dinâmica, isto é, adaptada às condições reais de funcionamento, que caso se alterem significativamente, deverão ser alvo de redefinição. Ao longo do presente trabalho, tentamos transmitir, tanto quanto possível, a noção dimensional dos valores produzidos, através da transposição para diagramas e esquemas de cada equipamento numa primeira fase, e para um conjunto mais alargado à posteriori, permitindo em simultâneo uma visualização mais próxima da realidade. O programa informático Zonas, desenvolvido na fase de análise das equações seleccionadas para traduzir os fenómenos de dispersão das libertações de GPL, e inicialmente apenas como auxiliar de cálculo e iteração, permitindo percepcionar o modo como cada variável, ou entrada, influencia o resultado final, acabou por fazer parte dos resultados como uma ferramenta que poderá vir a ser utilizada na prática, e integrada, como auxiliar, nos estudos de análise de risco, já que a sua utilidade e consistência parece-nos ter ficado demonstrada nos cenários testados.
- A abordagem à leitura e à escrita no jardim-de-infância: concepções e práticas dos educadores de infânciaPublication . Santos, Ana Isabel; Martins, Margarida AlvesO presente trabalho de investigação teve por objectivo principal caracterizar as concepções dos educadores de infância sobre a forma como as crianças constroem a linguagem escrita e sobre a forma como deve ser feita a abordagem à leitura e escrita no jardim-de-infância, as suas práticas pedagógicas neste domínio e a possível relação entre estas e a evolução das concepções infantis sobre a leitura e a escrita num grupo de crianças em idade pré-escolar. Neste sentido e, em termos metodológicos, a investigação constrói-se numa análise progressivamente mais aprofundada do contexto em questão, tendo como quadro de referência uma abordagem compreensiva, incluindo metodologias qualitativas e quantitativas que, organizada em duas fases distintas mas complementares, vai adequando abordagens distintas consoante o tipo de informação que se pretendeu recolher em cada uma delas. A informação recolhida nestas duas fases foi, posteriormente, organizada em quatro estudos distintos que, dando corpo ao estudo empírico, veio permitir perspectivar a forma de ser e estar dos educadores de infância da Ilha Terceira, Açores, no domínio da abordagem à linguagem escrita. Assim, os Estudos 1 e 2 centraram-se na análise das concepções dos educadores de infância acerca da abordagem à linguagem escrita, considerando as perspectivas destes docentes sobre aquilo que consideram dever ser as suas práticas no domínio em questão, as perspectivas acerca daquilo representam as suas práticas pedagógicas reais e os conhecimentos expressos sobre as concepções infantis de leitura e escrita, sobre a sua evolução e sobre a forma pedagogicamente mais consentânea para intervir em prol do desenvolvimento dos diversos processos nelas inscritos. No Estudo 1 participaram 74 dos 75 educadores de infância a exercerem a sua actividade profissional em jardins-de-infância da rede pública da Ilha, que foram inquiridos através de um questionário e no Estudo 2, 18 educadoras de infância, seleccionadas de entre esses 75, que foram observadas e entrevistadas. Os Estudos 2, 3 e 4 debruçaram-se sobre a análise das práticas pedagógicas dos educadores de infância no âmbito da linguagem escrita, procurando destrinçar, fundamentalmente, qual o papel que estes docentes desempenham no processo de abordagem emergente à linguagem escrita no jardim-de-infância. Focando aspectos como a forma de conceber o projecto de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos, a implementação de estratégias de intervenção junto dos grupos de crianças que frequentam cada uma das salas observadas ou as estratégias de articulação família/escola, estes Estudos oferecem-nos uma visão alargada acerca do papel dos educadores de infância neste domínio, permitindo pormenorizar os elementos que se constituem como privilegiados em termos de intervenção pedagógica. Os resultados apresentados no Estudo 4 permitem-nos, ainda, estabelecer alguma relação entre as práticas pedagógicas das educadoras de infância e a evolução das concepções infantis sobre leitura e escrita. Dos Estudos 2 e 4 fizeram parte as 18 educadoras de infância anteriormente referidas e, ainda, 146 crianças, cujos resultados de diversas provas para avaliar as suas concepções sobre leitura e escrita foram incluídos no Estudo 4. O Estudo 3 foi construído a partir da observação aprofundada das práticas pedagógicas de três educadoras de infância seleccionadas de entre as 18 observadas. Em geral, os resultados apresentados nestes estudos permitem afirmar que concepções e práticas pedagógicas dos educadores de infância no domínio da linguagem escrita podem ser caracterizadas pela descontinuidade que revelam e que se manifestam quer entre concepções e práticas, quer, mesmo no interior de concepções e de práticas. Entendendo esta descontinuidade enquanto situação pontualmente focada para o domínio em questão, mas carente de um fio condutor ou de um contínuo que lhe confira fluidez, regularidade, sistematicidade e transversalidade, concepções e práticas pedagógicas acabam por carecer de uma perspectiva de omnipresença que torne a abordagem à linguagem escrita contextualizada e significativa. Esta descontinuidade, manifestada pelos altos e baixos que ora as aproximam, ora as distanciam, de uma abordagem que se pretende emergente, são denunciadoras de hiatos na forma como os educadores concebem e implementam a sua intervenção pedagógica, numa confluência de saberes e saberes-fazer, com implicações evidentes quer ao nível da organização e gestão da intervenção docente quer, sobretudo, ao nível da forma como as crianças são levadas a pensar a linguagem escrita, que se torna claramente evidente no Estudo 4, com as diferenças evidentes na evolução registada nas concepções sobre leitura e escrita do grupo de crianças que frequentam salas cujas educadoras se afiguram mais consistentes e sistematizadas com uma perspectiva de literacia emergente. Dos resultados emerge uma chamada de atenção para os docentes da educação de infância e para os seus formadores, perante a necessidade de reflectir acerca da forma como está a ser perspectivada e implementada a intervenção neste âmbito e da formação que neste campo é oferecida, na procura da necessária articulação coerente entre as diversas componentes curriculares que enformam concepções e práticas, na tentativa de responder da melhor forma possível às necessidades e interesses emergentes das crianças em idade pré-escolar no domínio da linguagem escrita.
- Contradomínios numéricos em espaços de Krein e curvas algébricas planasPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEsta dissertação centra-se no estudo dos contradomínios numéricos em espaços deKrein, recorrendo a técnicas da geometria algébrica plana, da teoria de operadores lineares e da teoria de espaços com produto interno indefinido. Estudam-se importantes propriedades do contradomínio numérico indefinido: deduz-se a equação em coordenadas de ponto homogéneas da sua curva associada e caracterizam-se as suas projecções em relação às rectas que passam pela origem do plano complexo. Apresenta-se uma prova geométrica do Teorema do Contradomínio Hiperbólico, que determina o contradomínio numérico de operadores em espaços de Krein de dimensão 2. O correspondente resultado para espaços de Hilbert, conhecido por Teorema do Contradomínio Elíptico, também é deduzido usando a mesma técnica. Estendem-se para espaços de Krein resultados sobre o contradomínio numérico clássico obtidos por Kippenhahn e por Keeler, Rodman e Spitkovsky: classifica-se a curva associada para o caso indefinido 3 _ 3, recorrendo-se à conhecida classificação de Newton para as cúbicas, e estudam-se os casos em que o contradomínio numérico indefinido exibe porções rectilíneas na fronteira. Apresentam-se exemplos ilustrativos das diferentes situações analisadas.