Browsing by Author "Santos, Emanuel Jorge da Silva"
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- Contributos da atividade física em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Emanuel Jorge da Silva; Condessa, IsabelEste relatório de estágio surge no âmbito de Práticas Educativas Supervisionadas I e de Práticas Educativas Supervisionadas II, lecionadas no 2.º e 3.º semestre, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como principal finalidade realçar os contributos da atividade física no desenvolvimento global das crianças. Este documento pretende ser então uma descrição refletida e fundamentada sobre todo o processo de estágio, bem como de algumas experiências por mim vivenciadas aquando das mesmas práticas. De salientar que, as práticas foram desenvolvidas segundo algumas dinâmicas essenciais, sendo estas: a observação, a planificação, a ação e a avaliação. Todas estas dinâmicas foram-nos extremamente indispensáveis, pois tornou-nos profissionais mais reflexivos e críticos. Sendo um documento de natureza teórico-prática serão apresentados fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas do estagiário; relatos da prática pedagógica; um trabalho de revisão de literatura; bem como uma análise e reflexão sobre a opinião de alguns educadores/professores e pais/encarregados de educação, acerca da importância da atividade física na educação em crianças em idade pré-escolar e escolar.
- O Espaço Recreio : um momento de atividade física para crianças no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Condessa, Isabel; Santos, Emanuel Jorge da SilvaA atividade física proporciona às crianças diversos benefícios para a sua educação e desenvolvimento, uma vez que se parte do pressuposto de que as crianças fisicamente mais ativas poderão ter, não só, um melhor desempenho físico em atividades desportivas, mas ainda uma interacção social mais completa e um melhor empenho cognitivo nas tarefas escolares. O presente estudo realizou-se com o principal intuito de conhecer a quantidade de movimento das crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) no recreio ao ar livre e a opinião dos seus educadores/ professores sobre a relevância do Recreio Escolar na sua vida (in)ativa. Para o efeito, participaram neste estudo 32 crianças, 15 de 5/6 anos (EPE) e 17 de 7/8 anos (1.º CEB) e 21 docentes de duas escolas Públicas de Ponta Delgada - Açores. Para a recolha dos dados utilizou-se um Pedómetro Step, para medir o movimento através do n.º de passos dados, e um inquérito por questionário, para recolher os testemunhos de um grupo de docentes.
- O Lugar da Atividade Física Escolar na Educação da Criança : perceção de pais e de educadores/professoresPublication . Condessa, Isabel; Santos, Emanuel Jorge da SilvaDevido às grandes alterações dos hábitos de vida, a atividade física e a motricidade nas crianças está a decrescer progressivamente. Este trabalho teve como principal objetivo conhecer e comparar as perspetivas de professores (Ed/Prof) e de familiares (Pais/EncEd), de duas escolas da Região Autónoma dos Açores (RAA), acerca da importância da atividade física escolar (AFE) na educação das crianças. A metodologia adotada foi essencialmente de natureza quantitativa. Foi elaborado e aplicado um questionário dirigido aos agentes educativos, estruturado de modo a recolher informação acerca de alguns hábitos e rotinas das crianças no seio familiar e no ambiente escolar. Os resultados do estudo permitiram concluir que são muitas as crianças que tem ainda uma vida pouco ativa no seio da sua familia e, talvez por isso, há concordância entre a opinião de professores e familiares, de que a atividade física escolar tem como principal papel criar hábitos de vida saudável nos seus educandos, bem como, de melhorar as suas capacidades motoras e de interação com os pares. As práticas que surgem em contexto extracurricular são ainda insuficientes e as práticas realizadas em contexto de recreio escolar são mais consideradas pelos educadores e professores.