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Advisor(s)
Abstract(s)
A atividade física proporciona às crianças diversos benefícios para a sua educação e desenvolvimento, uma vez que se parte do pressuposto de que as crianças fisicamente mais ativas poderão ter, não só, um melhor desempenho físico em atividades desportivas, mas ainda uma interacção social mais completa e um melhor empenho cognitivo nas tarefas escolares.
O presente estudo realizou-se com o principal intuito de conhecer a quantidade de movimento das crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) no recreio ao ar livre e a opinião dos seus educadores/ professores sobre a relevância do Recreio Escolar na sua vida (in)ativa. Para o efeito, participaram neste estudo 32 crianças, 15 de 5/6 anos (EPE) e 17 de 7/8 anos (1.º CEB) e 21 docentes de duas escolas Públicas de Ponta Delgada - Açores. Para a recolha dos dados utilizou-se um Pedómetro Step, para medir o movimento através do n.º de passos dados, e um inquérito por questionário, para recolher os testemunhos de um grupo de docentes.
Description
I International Congress of Physical Activity. Idanha-a-Nova – Centro Cultural Raiano, 28, 29 e 30 Maio 2015.
Keywords
Recreio Escolar Motricidade Infantil Atividade Física
Pedagogical Context
Citation
Condessa, I. & Santos, E. (2015). O Espaço Recreio: um momento de atividade física para crianças no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. "E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte", Vol. 11, Suplemento I, pp. 7-8.
Publisher
Federación Extremeña de Balonmano