Browsing by Author "Santos, Alexandre Simas"
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- Os recursos humanos na hotelaria de São Miguel : o contributo da satisfação no trabalho para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade no destino turísticoPublication . Santos, Alexandre Simas; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça CâmaraO processo de mudanças que vem acontecendo no mundo contemporâneo alcança, inevitavelmente, o setor hoteleiro. A busca de uma gestão hoteleira, que procure prestar serviços aos clientes com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelas Unidades Hoteleiras de São Miguel. Dentro desse prisma o estudo das pessoas dentro dessas organizações apresenta-se como estratégico. Para enfrentar os desafios da conjuntura económica atual, as organizações terão que pensar mais nas pessoas e sobretudo, preocupar-se mais em criar estímulos que motivem e satisfaçam os colaboradores para alcançarem tanto os objetivos da organização quanto os objetivos pessoais de cada um porque não adianta obter lucro e produtividade se a organização não desenvolver políticas e práticas que privilegiam o ser humano. Satisfação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho. A verdade é que a adoção de uma gestão hoteleira focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação e satisfação no trabalho, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Com o presente trabalho pretende-se investigar a satisfação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das atividades nas unidades hoteleiras de São Miguel. Para alcançar o objetivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Gestão de Recursos Humanos na Hotelaria e Satisfação no Trabalho. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à satisfação, motivação e critérios para a qualidade do destino turístico do pessoal ao serviço das unidades hoteleiras.
- Os recursos humanos na hotelaria de São Miguel: o contributo da satisfação no trabalho para uma cultura de qualidade no destino turísticoPublication . Santos, Alexandre Simas; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça Câmara; Mendes, Armando B.A qualidade dos serviços na hotelaria tem sido reconhecida como um fator de atração e fidelização de clientes, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade num destino turístico. A adoção de uma gestão hoteleira com enfoque na qualidade requer mudanças na cultura organizacional e necessita de motivação e satisfação no trabalho. George e Jones (1999) definem a satisfação como o conjunto de sentimentos e crenças dos indivíduos sobre o seu trabalho, que quando positiva, de acordo com Robbin e Judge (2009), origina comportamentos favoráveis à organização que depois se podem repercutir no serviço ao cliente. Neste trabalho procurou-se analisar a satisfação como uma ferramenta para alcançar a excelência no desempenho das atividades dos recursos humanos nas unidades hoteleiras da ilha de São Miguel. Através de um questionário efectuou-se a recolha de dados referentes à satisfação, motivação e critérios percecionados sobre a qualidade do destino turístico, que foram tratados com um modelo de regressão ordinal. Constatou-se que os recursos humanos apresentam um nível de satisfação médio/alto, que é influenciado pela idade, contacto com os clientes, concelho de residência e género. Assim, recomenda-se que os gestores promovam mudanças qualitativas nos processos sob a sua responsabilidade, pois os resultados indicam que isso potenciará a satisfação dos colaboradores e se irá refletir na excelência do serviço prestado ao cliente.