Browsing by Author "Rego, Isabel Estrela"
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- Acomodação, Apego ou Evitamento? Risco sísmico percepcionado por açoreanos e governance do risco em fases de pré-ocorrênciaPublication . Rego, Isabel Estrela; Arroz, Ana Margarida Moura; Palos, Ana Cristina Pires
- Baixar, proteger, aguardarPublication . Pereira, Sofia Morgado; Rego, Isabel EstrelaNo passado ano de 2022 foram sentidos cerca de 370 sismos nos Açores, relembrando-nos que vivemos numa zona sismicamente ativa. Apesar de não terem causado prejuízos, não é certo que todos serão assim. Sem aviso, um sismo de maior intensidade poderá ocorrer. Na ocorrência de um evento destes, o que fazemos durante sismo pode ser crucial para a nossa segurança. […].
- Bem-estar familiar e severidade das PEA : perceções de progenitoresPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Sousa, Áurea; Pacheco, Jéssica; Botelho, Tânia; Mota, Pilar; Matos, Patrícia; Romão, BárbaraA literatura sobre implicações do diagnóstico de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) para o funcionamento familiar tem apresentado evidências distintas. Alguns estudos sugerem a existência de correlação positiva entre a severidade dos sintomas da criança com PEA com o sofrimento parental. Outros apontam para efeitos positivos na esfera familiar, decorrentes do diagnóstico de PEA, como o aumento da resiliência e da coesão familiar. Este trabalho, realizado na região Autónoma dos Açores, procura dilucidar implicações do diagnóstico de PEA para o funcionamento familiar, visando a conhecer perceções sobre o bem-estar em pais/mães de crianças com PEA. Participaram no estudo pais/mães de 121 crianças, com idades entres os 3 e os 11 anos. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturadas, e analisados com recurso a alguns métodos da análise exploratória, com o intuito de se procurar associações estatisticamente significativas. Os resultados traduzem as perceções dos cuidadores de crianças que apresentam um grau de incidência da PEA maioritariamente ligeiro ou moderado, com uma minoria de crianças a evidenciar grau de incidência severo. Apurou-se que a área mais afetada em famílias de crianças com PEA com grau de severidade ligeiro foi o bem-estar familiar e social, registando-se alterações no tempo alocado às funções laborais. As famílias de crianças com grau de PEA mais severo reportaram alterações no bem-estar familiar e social, com manifestações na esfera laboral e da socialização.
- Blessing for the Family Dinner Table in the children's name we say". Family enrolmente in risk communication: a local tryout in the Azorean islandsPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Gabriel, Rosalina; Neves, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Palos, Ana Cristina PiresA obesidade infantil é um problema ainda maior nos Açores do que em Portugal (Carvalho, 2009). Nos Açores a percentagem de mortalidade, devida a doenças do aparelho circulatório, chega a ser o dobro da registada no país (INE, 2003).
- Child obesity: blessings for the family table, in the children's name we say. Family enrolment in risk communication - a local tryout in the Azorean islandsPublication . São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Neves, Isabel; Rego, Isabel Estrela; Palos, Ana Cristina Pires
- Como combater o excesso de peso? Ideias dos alunos do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores nas PASE 2008Publication . Gabriel, Rosalina; Neves, Isabel; São Marcos, Rita; Arroz, Ana Margarida Moura; Palos, Ana Cristina Pires; Rego, Isabel Estrela; Rodrigues, António Félix Flores
- Compreendendo a família de uma criança com Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Matos, Patrícia; Romão, Bárbara; Mota, Pilar; Botelho, Tânia; Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo; Sousa, ÁureaO quotidiano das famílias com crianças com o diagnóstico Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) carateriza-se por um conjunto de exigências acrescidas devidas ao impacto que esta perturbação do neuro desenvolvimento traz ao funcionamento familiar e à interação com as diferentes esferas que entrecruzam com as vivências familiares (Pinto, Torquato, Collet, Reichert, Neto & Saraiva, 2016). O presente estudo visa identificar dimensões prevalecentes de impacto da PEA na família. Participaram no estudo pais/cuidadores de 121 crianças, com idades compreendidas entres os 3 e os 11 anos, a residir na Região Autónoma dos Açores (RAA). A recolha de dados foi realizada através de um processo de inquérito, para além de se proceder a análise documental. Os principais resultados indicam que a dimensão com um maior impacto da PEA na família é o "Bem-estar familiar e social" (36,7% das respostas dadas pelos encarregados de educação relativamente ao conjunto de itens que integram esta dimensão foram "Sim"), seguida pelas dimensões "Bem-estar psicológico" (30,2%) e "Bem-estar material" (15,3%). No que se refere à dimensão "bem-estar familiar e social", os itens com mais respostas afirmativas foram "Quando preciso, tenho apoio de algum familiar/amigo a quem recorro para ficar com o meu filho com PEA" (81,8%) dos inquiridos responderam "Sim"), "Passo muito mais tempo em casa (60%)", "Passei a procurar menos os meus amigos" (55%) e "A maior parte da minha vida "gira à volta da deficiência"" (50,8%). No que concerne à dimensão "Bem-estar psicológico", os itens mais assinalados foram "Tive uma perturbação psicológica/psiquiátrica" (38,8%) e "O meu/a minha cônjuge teve uma perturbação psicológica/psiquiátrica" (21,5%). No que diz respeito à dimensão "Bem-estar material", os itens com uma maior percentagem de respostas "Sim" foram "Consultas médicas" (42,1%), "Medicação" (38,8%) e "Transportes" (37,2%). Estes resultados evidenciam, à semelhança do estudo de Minatel e Matsukura (2014) áreas com maior afetação sentidas por estas famílias e alertam para a importância da disponibilização de apoios sociais, psicológicos e de lazer a estas famílias, perspetivando a otimização da qualidade de vida de todos os seus membros.
- Construção de significados a partir das PASE 2008: concepção e regulação do sistema analíticoPublication . Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Margarida Moura; Palos, Ana Cristina Pires; Rego, Isabel Estrela; Rodrigues, António Félix Flores; Neves, Isabel; São Marcos, RitaNuma região onde o problema da obesidade é grave, que estratégias de controle conhecem as crianças açorianas a frequentar o ensino básico? Aproveitando as provas de avaliação de final de ciclo, que em 2008 versaram este tema, foi concebido um sistema de análise das percepções dos alunos dos três grupos de ilhas do Arquipélago.
- Contributos da Psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aulaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel EstrelaAs preocupações de professores, pais e educadores em geral relativamente ao comportamento escolar dos alunos têm-se acentuado consideravelmente nas últimas duas décadas. Algumas das razões em que assentam tais preocupações ateem-se ao aumento significativo do número de alunos que apresentam comportamento escolar desviante, à gravidade desses mesmos comportamentos e ao seu aparecimento em populações escolares cada vez mais jovens. Neste trabalho é apresentado um estudo que, numa perspectiva descritiva e exploratória, pretendeu conhecer a opinião de professores sobre os problemas de comportamento na sala de aula. Concebeu-se, a partir de um primeiro levantamento, algumas situações de desvio em classe, submetendo-as, depois, ao julgamento de professores do 3º ciclo de escolas secundárias de Ponta Delgada, Açores. Pretendeu-se, assim, conhecer as situações de desvio a que esses professores atribuíam maior gravidade, os factores que acreditavam constituir agentes facilitadores da indisciplina na sala de aula e os tipos de intervenções que consideravam mais eficazes na resolução dessas situações. Na opinião dos professores inquiridos: a) as situações mais graves são as que contêm um elemento de agressividade, especialmente se o mesmo é direccionado para o professor; b) a personalidade do aluno é a principal causa das situações de disrupção; c) a prevenção e a superação de situações de indisciplina na sala de aula passa, em primeiro lugar, por uma intervenção focalizada no aluno.
- Creating emergency plans : Risk Communication and Families' Preparedness for Seismic Events in the AzoresPublication . Rego, Isabel Estrela; Arroz, Ana Margarida Moura; Caldeira, Suzana Nunes; São Marcos, Rita; Nava, Joana Perry
