Browsing by Author "Ferreira, Rui Filipe Meireles"
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- Cálculo mental na aula de matemática: explorações no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cascalho, José Manuel; Ferreira, Rui Filipe MeirelesNeste artigo, destacamos o papel do cálculo mental na aprendizagem da Matemática, apresentando tarefas desenvolvidas nas aulas de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 3.º ano, que procuraram estimular o cálculo mental através da resposta a desafios no contexto de vários jogos propostos. As tarefas apresentadas assumem, como princípio orientador da prática docente da disciplina, o incentivo à resolução de problemas e à explicitação dos processos de raciocínio, encarando o aluno como um sujeito ativo, implicado na sua aprendizagem, a quem terá de ser dada a possibilidade de explicar e justificar as suas ideias e raciocínios no contexto das experiências diversificadas de aprendizagem proporcionadas na sala de aula. Estas tarefas tinham como objetivo estimular os alunos, não apenas a procurar estratégias, mas também a entender o significado das operações, com a intenção de promover o cálculo mental. Ao apropriarem-se dos números e ao descobrirem relações entre eles, os alunos desenvolveram o sentido do número, tornando-se visível nas relações que construíram entre os números e as operações.
- Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágioPublication . Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Ferreira, Rui Filipe MeirelesA resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.
- A resolução de problemas e o cálculo mental na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico: uma reflexão em contexto de estágioPublication . Ferreira, Rui Filipe Meireles; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNo presente trabalho, procurou-se perceber de que modo a utilização de uma metodologia baseada na resolução de problemas, com o recurso ao cálculo mental, ao raciocínio e à comunicação matemática, potencia a aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O gosto do mestrando pela Matemática foi o ponto de partida, mas a responsabilidade de um futuro professor pelo ensino desta disciplina aos seus alunos, despertando neles o gosto pelas aprendizagens que ela promove, foi o verdadeiro impulsionador de toda a ação que este trabalho espelha. As práticas aqui analisadas e a reflexão que delas decorre constituem, muito possivelmente, o embrião de uma forma de estar na profissão docente que obriga o professor a um olhar atento à sua ação e a um reajuste constante das suas práticas em proveito do desenvolvimento dos seus alunos. As práticas realizaram-se em pequenos períodos ao longo do ano de 2013, com crianças do Pré-Escolar e do 1º. Ciclo do Ensino Básico. A sua análise e reflexão foi sendo feita ao longo desse tempo, tendo amadurecido e tomado forma nos últimos quatro meses. O resultado é o trabalho que aqui se apresenta. Trata-se, pois, de um documento que seleciona práticas levadas a cabo pelo estagiário com a finalidade de, a partir de uma reflexão aprofundada, construir conhecimento sobre o ser educador/professor que ensina Matemática. Essa reflexão deixa transparecer o potencial didáctico resultante do entrecruzar das tarefas de resolução de problemas com a comunicação e o raciocínio matemáticos, destacando igualmente os benefícios daí decorrentes para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Focam-se, ainda, tarefas promotoras do desenvolvimento do cálculo mental e analisam-se as suas potencialidades na resolução de problemas.