Browsing by Author "Cabral, Marie Stephanie Moreira"
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- Papel da matemática na integração curricularPublication . Serpa, Margarida Damião; Cabral, Marie Stephanie Moreira[...]. Pretende-se, em geral, contribuir para a reflexão sobre a relevância do que se ensina e clarificar o lugar da integração curricular no trabalho escolar ligado às vivências do entorno das crianças. Em termos mais específicos, no âmbito de um estudo empírico de natureza descritiva, explorasse o papel desempenhado pela matemática na articulação dos conhecimentos assegurados pela escola, em especial na integração do currículo, ao nível do que é planificado por estudantes em situação de estágio, de curso que habilita para a docência. Neste sentido, pretende-se perceber se as práticas de planificação de futuros professores do 1.° ciclo do ensino básico espelham situações de integração curricular e de que forma a área da matemática permite estabelecer conexões com outras áreas do currículo e vivências das crianças, facilitando abordagens mais holísticas dos conceitos e demais conteúdos veiculados pela escola. [...].
- Projeto “O Corpo Humano”Publication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Cabral, Marie Stephanie MoreiraA aprendizagem da Matemática é mais significativa quando os alunos têm a oportunidade de experimentar e de verificar os conceitos nas suas vivências do dia a dia. Com este intuito, desenvolveu-se um projeto no Colégio do Castanheiro, em São Miguel, Açores, numa turma do 3.º ano de escolaridade, em que as crianças tiveram de construir modelos do corpo humano, com recurso constante a ferramentas matemáticas. Este artigo apresenta a estrutura e as várias fases de implementação do projeto, realçando no final alguns aspetos que consideramos importantes no âmbito do trabalho desenvolvido.
- A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágioPublication . Cabral, Marie Stephanie Moreira; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e apresenta uma reflexão sobre os estágios realizados no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se refletir sobre todo o processo de estágio, de forma a aprofundar o tema central deste relatório: A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens. Concretamente, pretende-se estudar de que forma este processo matemático foi implementado nas atividades desenvolvidas e como essa implementação proporcionou aprendizagens nos alunos. Numa primeira parte, o documento contempla a visão geral do estágio e a sua contextualização, tentando apresentar as linhas orientadoras com base na teoria da especialidade. Esta parte não só apresenta a reflexão realizada à prática pedagógica como também aclara o contexto do estudo realizado. A segunda parte do relatório é dedicada ao estudo desenvolvido durante os estágios pedagógicos. Em primeiro lugar, apresenta-se uma revisão de literatura sobre a Resolução de Problemas e sobre alguns aspetos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para compreender os trâmites seguidos na realização do estudo, descrevem-se os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Por último, são apresentadas as análises efetuadas aos dados empíricos, de ambos os estágios, e uma discussão dos resultados obtidos em jeito de conclusão. O percurso trilhado, que conduziu a este relatório, permitiu concluir que a metodologia de trabalho de projeto é uma via para pôr em prática a resolução de problemas e que esta permite, não só integrar áreas curriculares, como também desenvolver capacidades essenciais na resolução de problemas. Conjetura-se, também, sobre a importância da comunicação entre o educador/professor e as crianças e como esta pode ter implicações na forma de estar dos alunos dentro da sala de aula, apontando para a necessidade de se desenvolver, em conjunto, normas sociomatemáticas, de modo a permitir uma boa comunicação e, por sua vez, boas aprendizagens.
