DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DPSI - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Author "Carvalho, Célia"
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- Análise fatorial confirmatória : Escala de integração comunitária de adultos com problemas psiquiátricosPublication . Cabral, Joana; Carvalho, Célia; Silva, OsvaldoA Escala de Integração Comunitária de Adultos com Problemas Psiquiátricos (EIC-APP) é um instrumento de medida que foi construído com base num modelo multidimensional de integração comunitária. Para verificar a validade da referida escala numa amostra de 183 indivíduos açorianos, com problemas psiquiátricos, foi feita uma análise fatorial confirmatória com o software AMOS. Os resultados obtidos levaram à redução da escala de 34 para 16 itens, apontando alguns aspectos relevantes para o ajustamento do modelo teórico subjacente.
- Atacar será a melhor defesa? A influência das experiencias precoces e da paranoia na agressividade dos jovens açorianosPublication . Carvalho, Célia; da Motta, Carolina; Cabral, Joana; Caldeira, Suzana Nunes[...]. Tendo em conta que a literatura destaca as experiências de vinculação precoces como principais fatores envolvidos no surgimento da ideação paranoide e dos comportamentos agressivos, o presente estudo explorará a influência dos estilos de relação parental e o papel mediador da ideação paranoide na agressividade durante a adolescência. Para tal, foi administrado um protocolo de avaliação contendo a Escala de Memórias de Calor e Afeto, o Questionário de Experiências de Cuidados e Abuso na Infância, a Escala Geral de Paranóia e o Questionário de Agressividade a uma amostra representativa da população de adolescentes em frequência escolar da ilha de S. Miguel, Açores (n =1816). O objetivo principal deste estudo passa pela caracterização e identificação dos principais preditores envolvidos na manifestação da ideação paranoide, o estudo do papel mediador da ideação paranoide e as suas implicações a nível do comportamento e funcionamento interpessoal. [...].
- Olhares femininos sobre a praxe académicaPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Mendes, Maria; Botelho, Susana P.; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica tem estado sob a mira dos gestores das instituições de ensino superior, sendo apontada como causadora de danos severos na vida do estudante recém-chegado. A investigação apresenta dados controversos. Por um lado, dá a conhecer casos em que veteranos e caloiros afirmam as atividades da praxe promotoras da integração dos recém-chegados e da convivência entre estudantes. Por outro lado, dá a conhecer casos que corroboraram a ideia de práticas deliberadas do exercício da desigualdade de poderes. Esta última perspetiva surge mais entre o sexo feminino, situação que assume particular acuidade numa sociedade onde a violência de género ainda é um fenómeno marcante. O presente estudo visa contribuir para a compreensão desses acontecimentos iniciáticos na ótica de género. Comparam-se perceções sobre a relação com a praxe em estudantes do sexo masculino e feminino de uma instituição de ensino superior português. Participaram no estudo 247 estudantes, 91 do sexo masculino e 156 do sexo feminino, a frequentar o 1º Ciclo de Estudos. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, composta por 15 itens organizados em três dimensões: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social. Os resultados obtidos com recurso a um conjunto de técnicas estatísticas apropriadas informam que na escala global existem diferenças significativas (U=4683.50; p=0.042< α=0.05) entre rapazes (mm=120.57) e raparigas (mf=102.69), com os rapazes a evidenciarem melhor relação com a praxe. Na análise por dimensões este dado é robustecido, pois os rapazes apresentam resultados significativamente mais elevados do que as raparigas na Relação Positiva com a Praxe (mm=126.88; mf=98.35; U= 4060; p=0.001 < α=0.05). Nas outras duas dimensões as diferenças observadas não têm significância estatística. Estes resultados parecem chamar a atenção para a importância do acolhimento, integração e socialização das estudantes, cuja tonalidade ainda aparece como menos positiva.
- Praxe no Ensino Superior : um estudo comparativo entre instituiçõesPublication . Botelho, Susana P.; Mendes, Maria; Caldeira, Suzana Nunes; Silva, Osvaldo; Martins, Maria J.; Carvalho, CéliaA praxe académica é um acontecimento iniciático que envolve estudantes veteranos e calouros. Este evento traduz-se numa prática académica simbólica que, aparentemente, tem como intuito auxiliar a integração do recém-chegado no meio académico, ajudando-o na sua adaptação. Porém, em Portugal, episódios violentos, humilhantes e com consequências graves têm sido reportados, sobretudo nestes últimos anos, reacendendo o debate sobre a praxe e o seu papel no âmbito da comunidade estudantil. Diante desta controvérsia, o atual estudo visa compreender o modo como estudantes de duas instituições de ensino superior português percepcionam a sua relação com a praxe académica. [...].
- The psychometric properties of the brief Other as Shamer Scale for Children (OAS‐C) : preliminary validation studies in a sample of Portuguese childrenPublication . Benevides, Joana; da Motta, Carolina; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaShame is a social emotion with specific and adaptive functions, involved in complex human behaviour and social interactions. The study of shame gained increased interest in several research fields, particularly in mental health, as an involuntary response associated with self-consciousness, loss of status and self-devaluation. Early shame experiences have been consistently reported as an important factor in the development of psychopathology, emphasizing the importance of evaluating shame and the negative representations of the self from an early age. This study’s goal is to adapt and present preliminary psychometric data on the Other as Shamer Scale to Portuguese children (8 years or over), a scale devised to assess external shame (how one believes one appears in the eyes of others).