ARQ - Ciências Sociais
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Browsing ARQ - Ciências Sociais by Author "Almeida, Onésimo Teotónio"
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- Açores : o futuro e a doce tirania do passadoPublication . Almeida, Onésimo TeotónioThe Azores are presently feeling a two-way pull – a political one attracting them towards Europe, which they will have to follow along with Portugal, and an entropic tendency towards a maintenance of the old ways. There is an acute need to reflect seriously upon what must be given up in the name of progress and what must be preserved as part of the region's identity. Careful thinking and planning could transform apparent liabilities in terms of «underdevelopment» into assets marketable among tourists attracted to unspoiled environments.
- Aculturação : algumas observaçõesPublication . Almeida, Onésimo Teotónio[…]. A minha experiência de contacto com a emigração (e ela não se limita à América e Canadá, mas estende-se à América do Sul e Europa) faz-me crer que essa visão não é bem exacta. Explico porquê. É apenas visto da terra de onde partem que os emigrantes se apresentam como assimilados pela nova cultura – aculturados. Quando vistos do país que os recebe, essa aculturação revela-se bem superficial. O elemento mais revelador é a língua. Raramente a falam para além do razoável. Na maioria dos casos, falam uma língua adoptiva de sobrevivência. O mais comum é continuarem a falar o português salpicado de vocábulos e expressões que denotam realidades culturais novas (ao menos para eles). Quando o emigrante injecta o seu português de vocábulos franceses ou ingleses sobre automóveis, é porque no seu dia-a-dia em Portugal o vocábulo português relacionado com o automóvel não fazia parte do seu léxico, pela simples razão de que ele não possuía carro. Mas as outras facetas da aculturação também se revelam superficiais quando analisadas com atenção. Grande parte delas são meras adaptações de sobrevivência que abandonam imediatamente logo que regressam a Portugal – determinados hábitos de trabalho, por exemplo. […].
- O caso do BIG DAN’s : revisitação seguida de algumas considerações sobre acontecimentos Media MadePublication . Almeida, Onésimo TeotónioEm 1983, na cidade de New Bedford Massachusetts onde vive uma comunidade portuguesa, na sua maioria açoriana, que constitui a maioria de uma população total ele 100 000 pessoas – ocorreu num bar um caso de estupro colectivo, mais um crime de “bas fond” dos muitos infelizmente comuns nas cidades americanas. A transformação em caso nacional e internacional de um crime de bairro, resultante de uma cultura tradicionalmente machista como é a portuguesa – neste caso a micaelense, especificamente, pois eram emigrantes micaelenses os homens envolvidos – começou quando o jornal da cidade, “The New· Bedford Standard Times”, relatou o incidente em parangonas, e em termos que só ao fim de um ano se não iriam em grande parte confirmar. Descrevia-se a violação por seis homens, durante duas horas, de uma mulher que parara n um bar para comprar cigarros. O jornal falava ainda de uma dúzia pelo menos de espectadores que não só tinham presenciado, mas haviam mesmo aplaudido o drama. Tempos depois, um grupo ele mulheres, lideradas por uma luso-americana, organizava um "cortejo ele velas" chamando a atenção dos meios de comunicação social para o caso. […].
- LeiturasPublication . Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues; Carmo, Francisco; Almeida, Onésimo Teotónio; Borges, Diniz
- Marx e a ideologia : ou a ideologia de MarxPublication . Almeida, Onésimo TeotónioIdéologie est un concept considéré fondamental dans la théorie sociale marxiste. Cet essai a pour objectif de faire une analyse critique de l’utilisation du terme pour Karl Marx. II l’a apparemment utilisé avec plusieurs significations, sans pour autant avoir essayé de le définir. On prétend démontrer ici que Marx n'a jamais été conscient des implications possibles de ce concept (ou, de toute façon, il n'a jamais fait preuve d*en avoir conscience), tout particulièrement de l’impossibilité de fonctionnement d'une communauté humaine en dehors des paramètres d'une idéologie. Par conséquent, le marxisme perd son point critique d’appui, c'est-à-dire il perd le point d’Archimède où repose toute la structure de sa critique de la société. Dans un corolaire de cette analyse, on mentionne que Lénine se rapportait au marxisme en tant qu'idéologie. Lui non plus n'a pourtant pas défini les conséquences de son utilisation du terme puisque, comme Marx, il croyait que le point de vue prolétarien n’était pas idéologique mais qu'il était le seul moyen possible de comprendre l’évolution de l’Histoire humaine.