Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by Author "Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso"
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- A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e constitui uma reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto de Pré-Escolar, no Infantário “O Carrocel”, na sala dos 4 anos, e de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica e Integrada do Pico da Urze, na sala do 2º/3º ano de escolaridade. Com este trabalho, pretendeu-se encontrar estratégias que promovessem a prática da resolução de problemas na sala de aula, e que garantissem que essa prática conduzisse ao raciocínio e comunicação matemáticas, bem como ao aprofundamento do conhecimento de temas matemáticos, de uma forma transversal às diferentes áreas e domínios do currículo. O seguinte conjunto de questões norteou a nossa curiosidade investigativa: De que forma pode o professor introduzir a resolução de problemas na sala de aula? Quais as principais dificuldades que as crianças apresentam no decorrer da resolução de problemas? Quais os contextos privilegiados para a resolução de problemas? Quais as estratégias adequadas para a resolução de problemas? De que forma estas estratégias dependem das idades das crianças? Que dificuldades são sentidas pelo professor/educador na implementação de atividades que explorem a resolução de problemas? O trabalho desenvolvido mostrou que o interesse das crianças pela resolução de questões problemáticas pode ser estimulado com o convite à partilha de estratégias de resolução e à justificação dos raciocínios empregues. Houve, por isso, a necessidade de dar tempo à resolução dos problemas, que constituiu um impulso para repensar a organização das aprendizagens na sala de aula. Ainda permitiu mostrar como a resolução/formulação de problemas pode ser uma prática comum na sala de aula, com valorização das diferentes etapas necessárias à sua resolução e do processo em detrimento da solução. Foi possível constatar uma evolução por parte das crianças em relação à seleção das estratégias adequadas na resolução das questões problemáticas, bem como na comunicação oral e escrita, na explicação que faziam dos seus raciocínios matemáticos e na formulação de novos problemas.