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- A resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Carla da Conceição Pereira Cardoso; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste relatório de estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e constitui uma reflexão de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto de Pré-Escolar, no Infantário “O Carrocel”, na sala dos 4 anos, e de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica e Integrada do Pico da Urze, na sala do 2º/3º ano de escolaridade. Com este trabalho, pretendeu-se encontrar estratégias que promovessem a prática da resolução de problemas na sala de aula, e que garantissem que essa prática conduzisse ao raciocínio e comunicação matemáticas, bem como ao aprofundamento do conhecimento de temas matemáticos, de uma forma transversal às diferentes áreas e domínios do currículo. O seguinte conjunto de questões norteou a nossa curiosidade investigativa: De que forma pode o professor introduzir a resolução de problemas na sala de aula? Quais as principais dificuldades que as crianças apresentam no decorrer da resolução de problemas? Quais os contextos privilegiados para a resolução de problemas? Quais as estratégias adequadas para a resolução de problemas? De que forma estas estratégias dependem das idades das crianças? Que dificuldades são sentidas pelo professor/educador na implementação de atividades que explorem a resolução de problemas? O trabalho desenvolvido mostrou que o interesse das crianças pela resolução de questões problemáticas pode ser estimulado com o convite à partilha de estratégias de resolução e à justificação dos raciocínios empregues. Houve, por isso, a necessidade de dar tempo à resolução dos problemas, que constituiu um impulso para repensar a organização das aprendizagens na sala de aula. Ainda permitiu mostrar como a resolução/formulação de problemas pode ser uma prática comum na sala de aula, com valorização das diferentes etapas necessárias à sua resolução e do processo em detrimento da solução. Foi possível constatar uma evolução por parte das crianças em relação à seleção das estratégias adequadas na resolução das questões problemáticas, bem como na comunicação oral e escrita, na explicação que faziam dos seus raciocínios matemáticos e na formulação de novos problemas.
- Emergência da comunicação matemática no jardim de infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemáticaPublication . Belém, Vanda Patrícia de Oliveira; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, em que se pede a elaboração de um relatório de estágio a ser desenvolvido no contexto da prática pedagógica. Dada a equivalência obtida à unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada II, o presente relatório incide apenas num contexto de Jardim de Infância. Como área de investimento, optou-se pelo domínio da Matemática, com maior incidência numa das capacidades transversais do novo currículo: a comunicação matemática. Esta opção justifica-se por dois motivos. Por um lado, houve uma intenção clara em aprofundar a formação em Matemática, com particular incidência na comunicação matemática, por se ter a perceção da sua importância, a par de outros processos matemáticos, para as atividades matemáticas a realizar com as crianças ao longo das diferentes etapas de aprendizagem, iniciadas no pré-escolar. Por outro lado, a escolha também foi motivada pela preocupação sentida pela educadora cooperante pelo facto de o grupo de crianças mostrar uma fraca adesão ao espaço destinado às atividades livres no domínio da Matemática. O objetivo principal deste trabalho foi, portanto, o de promover a comunicação verbal e escrita, estimulando as competências ao nível da verbalização do raciocínio matemático, através da explicitação dos passos efetuados na resolução de situações problemáticas e do registo dessas resoluções. Enquadrando-se neste objetivo, investiu-se na restruturação e organização do espaço destinado à Matemática, fomentando o seu uso para que este contribuísse para criar momentos ricos de comunicação matemática entre as crianças. Procurou-se dar particular enfoque à emergência da comunicação matemática em contextos integradores dos diferentes domínios e áreas determinados pelas Orientações Curriculares para a Educação de Pré-escolar. A promoção da comunicação não se revelou tarefa fácil. Numa primeira etapa, procurou-se estimular a verbalização de opiniões, a argumentação e a interação interpares, partindo-se de situações vivenciadas pelas crianças ou de histórias que motivassem a comunicação oral. Por outro lado, a adoção intencional de jogos para a sala de atividades e o trabalho em situações problemáticas contribuíram decisivamente para a comunicação matemática, tendo sido mais evidente a verbalização do processo de tomadas de decisão e também de resolução.
