Departamento de História, Filosofia e Artes
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Browsing Departamento de História, Filosofia e Artes by Author "Alegria, Tânia Sofia Rodrigues"
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- O papel da curadoria como difusora da arte contemporâneaPublication . Alegria, Tânia Sofia Rodrigues; Albergaria, Isabel Soares; Silvério, JoãoA escolha do tema, que se centra na discussão sobre O Papel da Curadoria como Difusora de Arte Contemporânea, foi sustentada pelo meu interesse em desenvolver competências metodológicas e de envolvimento prático em situações reais, acerca de uma prática que se tem vindo a desenvolver na esfera da arte contemporânea, a Curadoria. Justifica-se além disso no contexto atual, em que se verifica um crescente movimento a favor da arte contemporânea na Região Autónoma dos Açores, com o surgimento e reconhecimento de diversos artistas plásticos e com o projeto de um Museu de Arte Contemporânea, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, criado como polo dinamizador de manifestações artísticas e culturais, o qual pretende colocar o arquipélago dos Açores na senda transatlântica de intercâmbios entre pessoas, acontecimentos e culturas de grande relevância para o panorama artístico contemporâneo. A frequência do estágio possibilitou a colaboração com a Appleton Square, sita na Rua Acácio Paiva nº27 R/C em Lisboa – espaço privilegiado de recepção e circulação de arte contemporânea – e consequente participação nos projetos curatoriais desenvolvidos por curadores independentes, no âmbito da programação da galeria. A interação com profissionais especializados em curadoria tornou-se, para mim, uma das principais vantagens/benefícios tendo em vista a obtenção de informação teórica e conhecimentos específicos na referida área. Assim sendo, este estágio teve como principal objetivo a contribuição para o estudo das práticas curatoriais no processo de concepção e de montagem de uma exposição, partindo de reflexões metodológicas e do envolvimento prático em situações reais, circunstâncias estas que só se tornaram exequíveis com a possibilidade de integração neste estágio académico. […].