Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Author "Aguiar, Teresa de Fátima Narciso"
Publication . Aguiar, Teresa de Fátima Narciso; Sousa, Francisco José Rodrigues; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
O presente relatório de estágio para dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no decorrer das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente.
As unidades curriculares acima indicadas fazem parte no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação, e frequentado no campus de Angra do Heroísmo. Estas disciplinas constituem-se como a parte prática da formação e possibilitam que os formandos atuem em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (estágio), sendo estipulado um semestre para a permanência em cada um dos contextos.
A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização do storytelling – narração de histórias – como estratégia para educação de valores. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de o storytelling funcionar como ferramenta de integração curricular, fazendo surgir objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana.
Através de todo o percurso de Prática Educativa Supervisionada I e II foi possível a assimilação de conhecimentos e estratégias que me propiciaram o progresso da minha intervenção pedagógica.