Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Narração de histórias na educação de valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Aguiar, Teresa de Fátima Narciso; Sousa, Francisco José Rodrigues; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente relatório de estágio para dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no decorrer das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. As unidades curriculares acima indicadas fazem parte no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação, e frequentado no campus de Angra do Heroísmo. Estas disciplinas constituem-se como a parte prática da formação e possibilitam que os formandos atuem em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (estágio), sendo estipulado um semestre para a permanência em cada um dos contextos. A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização do storytelling – narração de histórias – como estratégia para educação de valores. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de o storytelling funcionar como ferramenta de integração curricular, fazendo surgir objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Através de todo o percurso de Prática Educativa Supervisionada I e II foi possível a assimilação de conhecimentos e estratégias que me propiciaram o progresso da minha intervenção pedagógica.
- Aprender matemática através de expressões : uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Beatriz Medeiros; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha[...]. Este documento pretende espelhar os momentos vivenciados durante os estágios. Neste sentido, elaborámos uma síntese contextualizada e uma retrospetiva de todo o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, de forma a apresentarmos o panorama geral do processo de aprendizagem vivenciado, com especial destaque para a temática deste relatório, Aprender Matemática através das Expressões: Uma Reflexão no Âmbito da Prática de Estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de pesquisa, e tendo em conta as áreas curriculares em causa, foi nossa intenção encontrar respostas capazes de fundamentar as eventuais conexões entre as Expressões e a Matemática, ao nível das práticas letivas diárias. Para compreendermos a relação entre a nossa temática do relatório e as experiências de aprendizagem desenvolvidas, para além de uma revisão bibliográfica aprofundada, procurámos também realizar duas vertentes de investigação. Numa primeira fase, foi concretizada uma análise documental efetuada a partir de uma recolha de dados qualitativos e de uma análise de conteúdo, onde são explanadas as experiências de aprendizagem através das quais conseguimos realizar conexões entre a área da Matemática e a área das Expressões. Numa segunda fase, com o intuito de percebermos não só as perspetivas dos docentes mas também as dos alunos, realizámos uma análise quantitativa através da implementação de questionários, através da qual nos foi possível verificar a importância da Matemática e a sua utilidade no dia a dia, entender as potencialidades pedagógico--didáticas das Expressões, compreender a motivação e o sucesso dos alunos no contexto do estudo das duas áreas em questão e, finalmente, perceber a frequência com que são utilizadas as Expressões para a exploração de conteúdos Matemáticos. [...].