DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by advisor "Gil, Ana Cristina Correia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira GrandePublication . Bulhões, Paulo César Fróes; Gil, Ana Cristina Correia; Condessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves CabritaA tese “Influência(s) da cultura na construção identitária e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande”, desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, procura compreender as vivências e as representações culturais no seio dos diversos contextos educativos, de modo a analisar os interesses, a participação, a aquisição de competências e o impacto, nas gerações mais novas, ao nível da – identidade, educação e comunidade. O estudo de caso tem uma natureza qualitativa e exploratória e uma amostra de: crianças (n=13), jovens (n=9) e adultos (n=13), em cinco instituições/ grupos. As técnicas utilizadas consistem na análise documental, observação e entrevistas, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados atingidos são os seguintes: i) existência de diferentes representações, face à definição de cultura; ii) menor interesse dos estudantes nas atividades culturais da escola, carecendo esta última de mais oferta e valorização; iii) reconhecimento dos grupos culturais (não escolares) na formação e na identidade, apesar da dificuldade de compromisso; iv) valorização da cultura na educação, pelas oportunidades e benefícios, e na identidade, pela influência da açorianidade e da transmissão cultural; v) contribuição da cultura no desenvolvimento concelhio, criando desafios face à cultura local. Em suma, o contexto escolar revela pouca abertura às potencialidades da cultura e os contextos não escolares têm dificuldade em manter a participação ativa dos mais novos, verificando-se falta de apoios. A construção identitária e a educação são marcadas pela herança cultural e pelo envolvimento na vida comunitária. Na Ribeira Grande, destaca-se o impacto das manifestações culturais e a valorização do património (material e imaterial). Para concluir, a cultura está ligada às vivências, modos de estar e de pensar de cada pessoa e à democratização da educação, com influências de uma cultura global, a qual afeta a identidade local.
- Processos identitários no ensino: o caso das artes cênicas na ilha de S. Vicente (Brasil)Publication . Santos, Karina Vernizzi; Gil, Ana Cristina Correia; Filho, João Cardoso PalmaA presente tese propõe uma investigação sobre processos cênicos escolares num espaço insular. O estudo pretende uma análise da construção de uma identidade cultural através de práticas culturais imbricadas em atividades artísticas de adolescentes estudantes do Ensino Médio de uma escola da Ilha de São Vicente, no litoral de São Paulo, que abriga dois municípios brasileiros: São Vicente e Santos. O recorte da pesquisa aborda o modo como tais práticas se organizam e produzem identidades vinculadas às artes da cena e às ações culturais. O aporte teórico-metodológico da pesquisa se situa no campo dos Estudos da Cultura, elencando narrativas e identidades em suas articulações com a Pedagogia do Teatro. Os referenciais teóricos utilizados partem, dentre outros, dos estudos de Richard Hoggart (1971, 1973), intelectual inglês que se dedicou aos Estudos Culturais, Stuart Hall (2014b), Francisco Varela, Eleanor Rosch e Evan Thompson (1993), e Theodor Adorno e Max Horkheimer ([1944] 1985). A investigação permite estudar experiências educativas que contribuem para a construção identitária da Ilha de São Vicente.
