Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas by advisor "Gil, Ana Cristina Correia"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem da cultura na imprensa generalista em Portugal : o caso do Correio da Manhã, Jornal I e Diário de NotíciasPublication . Batista, Raquel Agostinho; Gil, Ana Cristina CorreiaEste estudo procura refletir acerca da presença do jornalismo cultural na imprensa em Portugal, através da análise de três órgãos de comunicação social impressos- Correio da Manhã, Diário de Notícias e Jornal i. A investigação compreende uma aprofundada revisão bibliográfica, no âmbito da qual são equacionadas teorias defendidas por vários autores relativamente aos conceitos de cultura, jornalismo e à interligação entre ambos. A reflexão teórica é posteriormente complementada com a análise, essencialmente quantitativa, dos jornais em estudo, com vista à obtenção de resultados que coloquem em evidência o estado do jornalismo cultural no nosso país no que àqueles três jornais diz respeito. Através dos métodos de pesquisa aplicados, pretende-se aferir as principais diferenças no tratamento jornalístico da cultura pelos três jornais analisados e a importância da mesma relativamente às restantes categorias temáticas divulgadas pelos periódicos em análise.
- As crónicas jornalísticas de Horácio Bento de Gouveia e afirmação da identidade madeirensePublication . Faria, Lisandra Carolina Ornelas; Gil, Ana Cristina CorreiaPresença assídua na imprensa madeirense, Horácio Bento de Gouveia reúne um vasto espólio de textos jornalísticos cujo tema central é a ilha da Madeira. Ao longo de mais de seis décadas de colaboração periodística, o autor elaborou uma análise à Madeira do século XX, abordou algumas vivências, rituais e objetos característicos da ilha, comparou-os com os demais povos, realçando assim algumas das características identitárias da ilha. Pela sua linguagem, regularidade, forma e conteúdo, os escritos bentianos são maioritariamente inseridos no género jornalístico "crónica", um tipo de texto opinativo que se propõe desenvolver os mais variados assuntos e que está introduzido na fronteira ténue e dual entre os universos da literatura e do jornalismo, o que despoletou a necessidade de uma breve análise e definição da noção de crónica jornalística. Entendida como uma intervenção de natureza livre, a crónica, nos jornais, dá predominância à subjetividade de quem escreve, como se comprova através dos textos de Horácio Bento, em que, em muitos momentos, o cronista madeirense expressa o seu parecer e a sua faceta regionalista, nomeadamente quando exalta alguns dos costumes arcaicos que ainda se podem encontrar em determinadas zonas da Madeira e quando revela traços inerentes à sua ilha. Embora ainda não esteja teoricamente consolidada, a identidade madeirense é hoje em dia um tema em debate. Desde a sua descoberta, no século XV, a ilha absorveu um conjunto de usos, costumes e tradições dos primeiros colonizadores e, com o passar dos anos, estas formas de ser e de agir moldaram-se à realidade madeirense e assumiram-se como características identitárias daquele espaço e daquele povo. Ainda que seja um território insular e tenha, por isso, maior facilidade em preservar os traços caracteriológicos primitivos, a identidade madeirense, pela vertente turística da ilha, foi também sucessivamente sendo modificada com base em influências exteriores.
- Identidade, globalização e açorianidadePublication . Pimentel, Afonso Alberto Pereira; Gil, Ana Cristina Correia[…]. Além da introdução, que procura explicitar os seus objetivos e contexto, o presente trabalho subdivide-se em sete partes, detendo-se a segunda delas na abordagem do processo, dos mecanismos e das problemáticas que respeitam à fixação tanto da identidade individual como das diversas, complementares e/ou conflituantes identidades coletivas. Num terceiro ponto, o destaque vai para o debate instalado em torno da globalização, seguindo-se-lhe o tratamento dos temas da insularidade e da açorianidade, nos quarto e quinto títulos. Com estas duas últimas secções pretende-se lançar e enquadrar o título mais desenvolvido da dissertação − marcas de açorianidade −, que procede a uma análise orientada para a identificação de conteúdos eventualmente definidores do modo de vida do açoriano nos romances Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio, Contrabando Original, de José Martins Garcia e Gente Feliz com Lágrimas, de João de Melo. Contextualizada a problemática das identidades e apontados alguns dos que serão os mais relevantes traços definidores da açorianidade, avança-se, para o título das conclusões, que lançam o questionamento sobre as ameaças colocadas pela nova globalização à preservação da identidade regional. O presente trabalho encerra com um epílogo de reflexão pessoal, o qual assume a convicção de que para garantir uma verdadeira realização ao homem contemporâneo importa assegurar condições à convivência e complementaridade das identidades regional, nacional e global, o que não é impossível mesmo num tempo que tende à hegemonização. […].
- Influência(s) da cultura na construção da identidade e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira GrandePublication . Bulhões, Paulo César Fróes; Gil, Ana Cristina Correia; Condessa, Maria Isabel Dias Carvalho Neves CabritaA tese “Influência(s) da cultura na construção identitária e na educação das novas gerações: um estudo realizado no concelho da Ribeira Grande”, desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores, procura compreender as vivências e as representações culturais no seio dos diversos contextos educativos, de modo a analisar os interesses, a participação, a aquisição de competências e o impacto, nas gerações mais novas, ao nível da – identidade, educação e comunidade. O estudo de caso tem uma natureza qualitativa e exploratória e uma amostra de: crianças (n=13), jovens (n=9) e adultos (n=13), em cinco instituições/ grupos. As técnicas utilizadas consistem na análise documental, observação e entrevistas, com recurso à análise de conteúdo. Os resultados atingidos são os seguintes: i) existência de diferentes representações, face à definição de cultura; ii) menor interesse dos estudantes nas atividades culturais da escola, carecendo esta última de mais oferta e valorização; iii) reconhecimento dos grupos culturais (não escolares) na formação e na identidade, apesar da dificuldade de compromisso; iv) valorização da cultura na educação, pelas oportunidades e benefícios, e na identidade, pela influência da açorianidade e da transmissão cultural; v) contribuição da cultura no desenvolvimento concelhio, criando desafios face à cultura local. Em suma, o contexto escolar revela pouca abertura às potencialidades da cultura e os contextos não escolares têm dificuldade em manter a participação ativa dos mais novos, verificando-se falta de apoios. A construção identitária e a educação são marcadas pela herança cultural e pelo envolvimento na vida comunitária. Na Ribeira Grande, destaca-se o impacto das manifestações culturais e a valorização do património (material e imaterial). Para concluir, a cultura está ligada às vivências, modos de estar e de pensar de cada pessoa e à democratização da educação, com influências de uma cultura global, a qual afeta a identidade local.
- Processos identitários no ensino: o caso das artes cênicas na ilha de S. Vicente (Brasil)Publication . Santos, Karina Vernizzi; Gil, Ana Cristina Correia; Filho, João Cardoso PalmaA presente tese propõe uma investigação sobre processos cênicos escolares num espaço insular. O estudo pretende uma análise da construção de uma identidade cultural através de práticas culturais imbricadas em atividades artísticas de adolescentes estudantes do Ensino Médio de uma escola da Ilha de São Vicente, no litoral de São Paulo, que abriga dois municípios brasileiros: São Vicente e Santos. O recorte da pesquisa aborda o modo como tais práticas se organizam e produzem identidades vinculadas às artes da cena e às ações culturais. O aporte teórico-metodológico da pesquisa se situa no campo dos Estudos da Cultura, elencando narrativas e identidades em suas articulações com a Pedagogia do Teatro. Os referenciais teóricos utilizados partem, dentre outros, dos estudos de Richard Hoggart (1971, 1973), intelectual inglês que se dedicou aos Estudos Culturais, Stuart Hall (2014b), Francisco Varela, Eleanor Rosch e Evan Thompson (1993), e Theodor Adorno e Max Horkheimer ([1944] 1985). A investigação permite estudar experiências educativas que contribuem para a construção identitária da Ilha de São Vicente.
- As representações da infância na publicidade televisivaPublication . Medeiros, Joana Furtado; Gil, Ana Cristina CorreiaTendo em atenção o facto de vivermos numa sociedade em que os media nos aliciam constantemente, exigindo a nossa atenção para todo o tipo de conteúdos que os compõem, a publicidade televisiva ganhou um papel central neste trabalho, uma vez que joga com um conjunto de representações e estereótipos já assimilados pelo espetador. Ao longo das últimas décadas, a presença da criança nos anúncios publicitários televisivos tem aumentado exponencialmente, mesmo nos casos em que ela não é o público-alvo. Pretende-se, assim, ao longo desta dissertação, explorar a questão da representação que é feita da infância através da análise de alguns anúncios publicitários que passaram na televisão portuguesa entre janeiro de 2012 e março de 2014, de forma a entendermos, nas várias representações em causa, alguns estereótipos neles presentes. No ponto seguinte desta dissertação, pretende-se refletir sobre a questão da Educação para os Media e a sua importância, quer na idade adulta quer na infância, para a desconstrução deste tipo de estímulos mediáticos, assim como a sua relevância na tomada de consciência da distinção entre o que é realidade e ficção, contribuindo também para o pleno exercício da cidadania.
- O serviço público de televisão nos Açores: legitimação e condicionalismosPublication . Resendes, Rita Morgado; Gil, Ana Cristina CorreiaEsta dissertação tem como objetivo analisar a RTP-Açores, canal de televisão público regional, principalmente do ponto de vista da sua programação no sentido de verificar se esta está a desempenhar as suas funções de acordo com o interesse público. Concluímos que a RTP-Açores preenche os parâmetros das características mais gerais das televisões de serviço público. No entanto, a nível da sua programação, por um lado as suas escolhas editoriais e isenção na transmissão da informação são questionáveis e colocam em causa a sua credibilidade enquanto serviço público de televisão e, por outro lado, a regionalização da programação consagra inequivocamente a RTP-Açores como televisão de serviço público regional. Os programas regionais são o argumento para o qual os defensores da permanência e existência deste canal apelam para definir este canal como símbolo de coesão regional e de abertura dos Açores ao Mundo, sem que este seja refutado.
- A situação dos refugiados e os direitos humanos. Representações na imprensa portuguesa : o caso dos jornais Diário de Notícias e PúblicoPublication . Almeida, Débora Alexandra Medeiros; Gil, Ana Cristina Correia; Miúdo, Berta PimentelOs meios de comunicação social são um veículo importante na promoção e defesa dos Direitos Humanos. Em muitas partes do mundo são cometidos atentados contra a vida humana. Guerras, fomes, desalojamentos, clima de instabilidade, abuso de poder são apenas alguns exemplos que vão contra o que é defendido pelos Direitos Humanos. Nada disto se saberia se os meios de comunicação social não projetassem estes acontecimentos para o mundo. A presente dissertação versa sobre as representações dos refugiados na imprensa portuguesa, nomeadamente nos jornais Diário de Notícias e Público. Analisam-se peças noticiosas sobre os refugiados publicadas por ambos os periódicos na segunda quinzena de junho de 2015 e na segunda quinzena de novembro do mesmo ano. A partir desta análise, que contempla várias vertentes da notícia pertinentes para a construção da imagem do refugiado (títulos, critérios de noticiabilidade, imagens e fontes), procura-se demonstrar a importância dos meios de comunicação social na construção da imagem do refugiado e na promoção e defesa do direito deste e dos direitos humanos.