DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Caldeira, Suzana Nunes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O efeito moderador da liderança na relação entre a inteligência emocional em contextos profissionais e o desempenho dos colaboradoresPublication . Cabral, Marlene de Fátima Medeiros; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Caldeira, Suzana NunesNum ambiente empresarial cada vez mais relacional, a inteligência emocional é um elemento vital para os líderes e para os colaboradores lidarem com os desafios e complexidades que se encontram no ambiente de trabalho. A inteligência emocional afeta o desempenho destes profissionais, contribuindo para criar um ambiente de trabalho positivo, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho em geral, tanto da empresa, como dos colaboradores. A presente investigação tem como propósito averiguar em que medida a inteligência emocional promove o desempenho, tanto diretamente, como através do papel mediador da liderança. Partindo de uma revisão da literatura, o estudo aplica um questionário a uma amostra de 246 indivíduos com 18 ou mais anos, que se encontram inseridos no mercado de trabalho. Os principais resultados mostram que a avaliação das próprias emoções, a avaliação das emoções dos outros, o uso das emoções e a regulação das emoções têm uma relação positiva com a inteligência emocional. A inteligência emocional tem impacto positivo na liderança organizacional e no desempenho dos colaboradores; a liderança organizacional tem impacto positivo no desempenho. Contudo, não existe um efeito mediador da liderança organizacional entre a inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores; e por fim, o impacto da inteligência emocional sobre o desempenho dos colaboradores com o estilo de liderança liberal é consideravelmente maior do que naqueles com liderança autocrática.
 - Felicidade no trabalho, motivação e desempenho dos colaboradoresPublication . Raposo, Mariana Sofia Elias; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes da; Caldeira, Suzana NunesO tema da felicidade no trabalho é crucial no mundo empresarial. Colaboradores felizes tendem a ser mais produtivos, envolvidos e criativos. Além disso, apresentam geralmente melhor saúde física e mental, o que reduz o absentismo e os custos com a assistência médica. A felicidade no trabalho também contribui para um ambiente positivo e uma cultura organizacional forte, o que pode atrair e reter talentos. Este trabalho investiga a relação entre a felicidade no trabalho, a motivação e o desempenho dos colaboradores, averiguando a influência moderadora que algumas variáveis sociodemográficas poderão exercer nesta relação, particularmente a idade, as habilitações e o tempo de serviço. Utilizando uma abordagem quantitativa, o estudo recorreu a um questionário online, dirigido a indivíduos, com 18 ou mais anos, que se encontravam a trabalhar, de modo a recolher dados que permitissem testar as hipóteses de investigação. Obteve-se um total de 345 respostas, sendo 75 de homens e 270 de mulheres, cujas idades estão compreendidas entre os 19 e 69 anos e com uma média de 12 anos de serviço. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o desempenho e a motivação influenciam a felicidade no trabalho. Dando resposta à questão geral de investigação formulada, concluiu-se que existe uma relação significativa entre a felicidade no trabalho, a motivação e o desempenho dos colaboradores.
 
