Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Brilhante, Maria João"
Publication . Frias, Rita Sofia Amaral Cabral; Costa, Susana Goulart; Brilhante, Maria João
Na ilha de São Miguel, a partir da 2.ª metade do século XIX, assiste-se ao incremento de espaços culturais. O Teatro Micaelense, o Teatro Ribeiragrandense e o Cine Teatro Lagoense Francisco d’Amaral Almeida, os teatros das três cidades micaelenses, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa respetivamente, surgem em épocas diferentes, tendo o primeiro sido construído no século XIX e os outros dois no raiar da República. No entanto, nascem com o mesmo objetivo: dinamizar a vida cultural e artística.
Com o passar dos anos, fizeram história e a sua atividade cultural foi sendo alterada, devido às necessidades que iam surgindo. A missão, as modalidades de gestão, as formas de ligação com a comunidade, a oferta de atividades culturais destes espaços, várias vezes remodelados, sofreram alterações como consequência das mudanças sociais e políticas ocorridas em mais de um século.
A existência destes teatros veio permitir o aumento da formação cultural e cívica das populações dos locais onde nasceram, bem como uma maior preocupação relativamente ao património local.
Esta dissertação revisita a história e as memórias destes três teatros com o propósito de conhecer e identificar a oferta cultural ao articular esta com a evolução da sociedade micaelense. Tomando como ponto de partir a história de cada teatro, vai ser possível observar o seu desenvolvimento, não só a nível cultural, mas também económico e social.