Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/3410
Título: A opção dos jovens pelo ensino profissional : contextos e decisões : um estudo de caso
Autor: Pacheco, Tiago Barbeiro
Orientador: Gonçalves, Rolando Lima Lalanda
Palavras-chave: Decisão
Ensino Profissional
Inserção Profissional
Mercado de Trabalho
Motivação Escolar
Socialização
Decision
Job Market
Motivation
Professional Integration
Socialization
Vocational Education
Data de Defesa: 16-Mar-2015
Citação: Pacheco, Tiago Barbeiro. "A opção dos jovens pelo ensino profissional: contextos e decisões: um estudo de caso". 2015. x, 146 p., [74 f.]. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, especialidade em Família, Envelhecimento e Políticas Sociais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: A criação do subsistema de Escolas Profissionais em 1989 é promovida no contexto da Reforma do Sistema Educativo como uma modalidade alternativa de escolarização de nível secundário, essencialmente votada à aproximação dos jovens face aos contextos de trabalho e às realidades produtivas. Pretendeu-se criar formações terminais, local ou sectorialmente relevantes e integradas, proporcionando a qualificação de técnicos e trabalhadores polivalentes e favorecendo a empregabilidade dos jovens (Alves, 2001). A abordagem deste tema surge com o propósito de estudar o ensino profissional tendo em conta as próprias características e conceções individuais dos jovens, pelo que se torna um problema original e inovador no âmbito dos vários estudos efetuados até então. Aliás, "São ainda poucos os estudos que, em Portugal, elegem como objeto de estudo os públicos que frequentam estas modalidades de formação" (Alves, 2001: 167). Considerando a expansão do ensino profissional em Portugal nos últimos anos, pretende-se, nesta investigação realizada na Escola Profissional de Nordeste, por um lado, conhecer a origem social e desempenho escolar dos estudantes e, por outro lado, compreender as suas escolhas e expectativas escolares e profissionais, isto é, perceber se o ensino profissional se constitui como última escolha a que acedem os "excluídos" dos percursos nobres do sistema de ensino. Dito de outra forma, o estudo comporta uma caracterização dos alunos face à sua origem social e trajetória escolar, tendo como âmbito a confirmação, ou não, de uma reprodução social e também de um índice de reprovação escolar por parte dos mesmos no decorrer do ensino básico e/ou secundário regular. Na ótica das escolhas escolares procura-se perceber ao longo da investigação se a tomada de decisão de ingresso no ensino profissional prende-se com a própria vocação profissional, isto é, o interesse pela área que enveredou com vista a uma construção de identidade profissional, ou se a mesma decisão esteve associada a fatores extrínsecos, como sejam, fatores de ordem social e económica ou de influência de terceiros. Por fim, relativamente às expectativas escolares e profissionais dos jovens procura-se aferir quais são as expectativas face ao futuro, isto é, se estes jovens pretendem uma inserção profissional imediata no mercado de trabalho ou se pretendem prosseguir os estudos. Sendo assim, o estudo terá como última finalidade conhecer as representações sociais destes jovens face ao respetivo subsistema de ensino profissional, isto é, ao nível de preparação que lhes concede com vista ao ingresso no mercado de trabalho ou, se for o caso, ao ingresso no Ensino Superior.
ABSTRACT: The creation of the subsystem of vocational schools in 1989 was promoted within the context of the Portuguese educative system reform as an alternative to secondary schooling programs in order to bridge young people and work contexts and production. The intention was to create relevant and integrated training on local or sectorial basis, allowing the qualification of versatile technicians and workers and favouring young people's employability (Alves, 2001). This approach intends to study vocational education taking into account young people's characteristics and individual concepts, which is the reason why it is considered an original and innovative problem amongst the several studies carried out so far. In fact, "There are still few studies that, in Portugal, elect as their objects of study the students that attend these trainings" (Alves, 2001: 167). Considering the increasing of vocational training in Portugal in the recent years, this research, taken place at Escola Profissional de Nordeste (vocational school in Nordeste), aims on one hand to get to know the students' social background and school performance and on the other hand to understand their choices as well as academic and professional expectations, which is to say to understand if vocational training is a last choice for the "excluded" students from the mainstream educational system. In other words, the study comprises a characterization of the students according to their social background and schooling trying to confirm, or not, a social reproduction and also a lack of good school performance of these students during the primary and/or secondary mainstream schooling. In what concerns schooling choices, it tries to understand if the decision of enrolling vocational education is dueto professional vocation itself, that is, the interest for the chosen area in order to build a professional identity, or if the decision is associated to external factors, such as social and economical or the influence of others. Finally, in what regards these young people's schooling and professional expectations as to the future, it tries to conclude if these young people intend an immediate professional integration in the job market or if they look forward to pursue higher-education studies. That said, the study will have as a final goal to get to know these young people's social representations about the vocational education, that is, the level of preparation that allows them to enter the job market, or, if that is the case, to enter university. In terms of methodological strategy to be applied, the study is taking the form of a case study, based on a mixed approach, both quantitative and qualitative. Furthermore, it assumes a descriptive and correlational nature given the hypothesis of the relationship between one or more concepts. For that, the adjacent data is being collected by means of questionnaires and semi-structured interviews.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, especialidade em Família, Envelhecimento e Políticas Sociais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/3410
Designação: Mestrado em Ciências Sociais
Aparece nas colecções:DHFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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