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- Matemática no quotidiano : do cartão VISA ao Número de Identificação BancáriaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Existem diferentes tipos de sistemas de identificação com check digit. A escolha do algoritmo a implementar deve satisfazer dois princípios: por um lado, é importante escolher um sistema eficaz que detete o maior número possível de erros; por outro lado, a sua utilização no terreno deve ser de alguma forma acessível, particularmente para quem tem de lidar diariamente com os números produzidos por esse algoritmo. Hoje em dia a utilização de meios eletrónicos revela-se muito eficaz, quer para gerar o algarismo de controlo de novos números, como para validar números que já se encontrem em circulação. Mesmo assim, há uma série de requisitos importantes a ter em conta quando se pretende implementar um novo sistema de identificação. Desde logo, a escolha do alfabeto, ou seja, dos símbolos a utilizar. Normalmente, opta-se por recorrer apenas aos dez algarismos vulgarmente utilizados, do 0 ao 9. É o caso do exemplo que se segue. O método desenvolvido pela IBM, também conhecido por algoritmo de Luhn, aplica-se à generalidade dos cartões de crédito: VISA e VISA Electron (em que o primeiro algarismo da esquerda é um 4), MarterCard (5), American Express (3) e Discover (6), entre outros. Considere-se o número de um cartão VISA: 4188 3600 4538 6426. Como é habitual, o algarismo de controlo é o primeiro algarismo da direita, ou seja, o algarismo das unidades (6). Para verificar se este número é válido, procede-se da seguinte forma (...). Há um algoritmo mais eficaz, desenvolvido por Verhoeff em 1969, que utiliza os mesmos símbolos (os algarismos do 0 a 9). Este sistema deteta 100% dos erros singulares, 100% das transposições de algarismos adjacentes e algumas das transposições intercaladas. Paradoxalmente, é um método pouco utilizado, talvez por necessitar de uma maior bagagem matemática.(...) Na imagem, ilustra-se um exemplo de aplicação deste algoritmo para determinar o algarismo de controlo do número 201034571? (o ponto de interrogação representa o algarismo de controlo, por enquanto, desconhecido). (...) Se nos predispusermos a alargar o alfabeto de símbolos ou a considerar mais de um algarismo de controlo, podemos obter algoritmos ainda mais eficazes na deteção de erros. É o caso dos algoritmos estabelecidos pela norma ISO/IEC 7064. Por exemplo, o algoritmo MOD 11-2 é utilizado para identificar as receitas médicas em Portugal e utiliza um símbolo adicional (o X, que representa o número 10). Já o algoritmo MOD 97-10 requer a utilização de dois algarismos de controlo e é empregue na emissão do Número de Identificação Bancária (NIB). (...)
- A opção dos jovens pelo ensino profissional : contextos e decisões : um estudo de casoPublication . Pacheco, Tiago Barbeiro; Gonçalves, Rolando Lima LalandaA criação do subsistema de Escolas Profissionais em 1989 é promovida no contexto da Reforma do Sistema Educativo como uma modalidade alternativa de escolarização de nível secundário, essencialmente votada à aproximação dos jovens face aos contextos de trabalho e às realidades produtivas. Pretendeu-se criar formações terminais, local ou sectorialmente relevantes e integradas, proporcionando a qualificação de técnicos e trabalhadores polivalentes e favorecendo a empregabilidade dos jovens (Alves, 2001). A abordagem deste tema surge com o propósito de estudar o ensino profissional tendo em conta as próprias características e conceções individuais dos jovens, pelo que se torna um problema original e inovador no âmbito dos vários estudos efetuados até então. Aliás, "São ainda poucos os estudos que, em Portugal, elegem como objeto de estudo os públicos que frequentam estas modalidades de formação" (Alves, 2001: 167). Considerando a expansão do ensino profissional em Portugal nos últimos anos, pretende-se, nesta investigação realizada na Escola Profissional de Nordeste, por um lado, conhecer a origem social e desempenho escolar dos estudantes e, por outro lado, compreender as suas escolhas e expectativas escolares e profissionais, isto é, perceber se o ensino profissional se constitui como última escolha a que acedem os "excluídos" dos percursos nobres do sistema de ensino. Dito de outra forma, o estudo comporta uma caracterização dos alunos face à sua origem social e trajetória escolar, tendo como âmbito a confirmação, ou não, de uma reprodução social e também de um índice de reprovação escolar por parte dos mesmos no decorrer do ensino básico e/ou secundário regular. Na ótica das escolhas escolares procura-se perceber ao longo da investigação se a tomada de decisão de ingresso no ensino profissional prende-se com a própria vocação profissional, isto é, o interesse pela área que enveredou com vista a uma construção de identidade profissional, ou se a mesma decisão esteve associada a fatores extrínsecos, como sejam, fatores de ordem social e económica ou de influência de terceiros. Por fim, relativamente às expectativas escolares e profissionais dos jovens procura-se aferir quais são as expectativas face ao futuro, isto é, se estes jovens pretendem uma inserção profissional imediata no mercado de trabalho ou se pretendem prosseguir os estudos. Sendo assim, o estudo terá como última finalidade conhecer as representações sociais destes jovens face ao respetivo subsistema de ensino profissional, isto é, ao nível de preparação que lhes concede com vista ao ingresso no mercado de trabalho ou, se for o caso, ao ingresso no Ensino Superior.
- Estratégias de gestão em momentos de crise económicaPublication . Fernandes, Beatriz Alexandra Couto; Couto, João Pedro Almeida[...]. O objectivo geral deste estudo foi o de procurar conhecer qual a percepção e as decisões de gestão tomadas por empresas nos Açores, no contexto económico actual. Para o efeito realizaram-se entrevistas em três empresas sediadas nos Açores, com o intuito de serem analisadas como caso de estudo à luz do tema "Estratégias de Gestão em Momentos de Crise Económica". Desta forma, pretendeu-se aferir o modo como as empresas açorianas reagem e se adaptam ao meio envolvente, num momento de crise económica. [...].