Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2634
Título: O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
Autor: Serpa, Sandro Nuno Ferreira
Palavras-chave: Estratégias Educativas
Género
Fratria
Doença de Machado-Joseph
Data: 2007
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Serpa, S. (2007). "O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph". Arquipélago - Ciências da Educação, 8, 175-197. ISSN 0873-8165.
Resumo: Este artigo procura identificar possíveis diferenças parentais nas estratégias educativas e de investimento escolar, atendendo ao género e à posição na fratria das(os) filhas(os) de famílias desfavorecidas. Dos resultados obtidos através de dez entrevistas a doentes de Machado-Joseph, nos Açores, encontrámos situações em que, sem colocar em causa a importância da escola na estruturação da vida futura ou a existência de percursos escolares de sucesso, as famílias retiram filhos(as) da escola por necessidades económicas ou de apoio doméstico, entrecruzando-se, deste modo, justificações económicas com justificações de género e de posição na fratria. Conclui-se que se torna essencial compreender as lógicas educativas parentais subjacentes ao lugar da criança que é atribuído nestas famílias, de forma a possibilitar uma intervenção preventiva na criação de condições para uma trajectória escolar bem sucedida destas crianças, enquanto condição essencial para o seu futuro.
ABSTRACT: This article intends to identify possible parental differences on educational strategies and scholarship investment, considering the gender and the position in the fratria of sons and daughters within disadvantage families. From the results obtained through ten interviews to people suffering from Machado-Joseph disease, in Azores, situations were found on which, without taking in account the importance of school in future life structure or the existence of scholarship successful courses, these families take off their children from school due to economical needs or domestic support, intersecting this way, economical justifications with gender and position on fratria reasons. We infer that it is essential to understand the educational parental logic subjacent to the place imputed by these families to the child, in order to enable a preventive intervention to create conditions to a well succeeded scholar trajectory or these children, as an essential condition for their future.
Descrição: Copyright © 2007 Universidade dos Açores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2634
ISBN: 0873-8165
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Arquipelago-CE-2007-8_pp175-197.pdf6,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.