Repository logo
 
Publication

O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph

dc.contributor.authorSerpa, Sandro Nuno Ferreira
dc.date.accessioned2014-01-22T16:37:02Z
dc.date.available2014-01-22T16:37:02Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionCopyright © 2007 Universidade dos Açores.por
dc.description.abstractEste artigo procura identificar possíveis diferenças parentais nas estratégias educativas e de investimento escolar, atendendo ao género e à posição na fratria das(os) filhas(os) de famílias desfavorecidas. Dos resultados obtidos através de dez entrevistas a doentes de Machado-Joseph, nos Açores, encontrámos situações em que, sem colocar em causa a importância da escola na estruturação da vida futura ou a existência de percursos escolares de sucesso, as famílias retiram filhos(as) da escola por necessidades económicas ou de apoio doméstico, entrecruzando-se, deste modo, justificações económicas com justificações de género e de posição na fratria. Conclui-se que se torna essencial compreender as lógicas educativas parentais subjacentes ao lugar da criança que é atribuído nestas famílias, de forma a possibilitar uma intervenção preventiva na criação de condições para uma trajectória escolar bem sucedida destas crianças, enquanto condição essencial para o seu futuro.por
dc.description.abstractABSTRACT: This article intends to identify possible parental differences on educational strategies and scholarship investment, considering the gender and the position in the fratria of sons and daughters within disadvantage families. From the results obtained through ten interviews to people suffering from Machado-Joseph disease, in Azores, situations were found on which, without taking in account the importance of school in future life structure or the existence of scholarship successful courses, these families take off their children from school due to economical needs or domestic support, intersecting this way, economical justifications with gender and position on fratria reasons. We infer that it is essential to understand the educational parental logic subjacent to the place imputed by these families to the child, in order to enable a preventive intervention to create conditions to a well succeeded scholar trajectory or these children, as an essential condition for their future.en
dc.identifier.citationSerpa, S. (2007). "O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph". Arquipélago - Ciências da Educação, 8, 175-197. ISSN 0873-8165.por
dc.identifier.isbn0873-8165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2634
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade dos Açorespor
dc.subjectEstratégias Educativaspor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectFratriapor
dc.subjectDoença de Machado-Josephpor
dc.titleO género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Josephpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgadapor
oaire.citation.endPage197por
oaire.citation.startPage175por
oaire.citation.titleArquipélago - Ciências da Educaçãopor
oaire.citation.volume8por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Arquipelago-CE-2007-8_pp175-197.pdf
Size:
6.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: