Publication
Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.author | Dinis, Raquel José de Jesus Vigário | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Cunha | |
dc.contributor.author | Pacheco, Sónia Melo | |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T09:56:13Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T09:56:13Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de um Estágio Pedagógico no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. As experiências de aprendizagem dinamizadas demonstram o elevado potencial da abordagem concreto-pictórico-abstrato no ensino da Matemática, em articulação com as demais teorias edificadoras do currículo de Singapura, com destaque para o papel central que deve ser atribuído à Resolução de Problemas. Esta abordagem revelou-se motivadora para as crianças, favorecendo o estabelecimento de conexões e a mobilização de conhecimentos, condições fundamentais à compreensão relacional de conceitos, procedimentos e processos matemáticos, ao desenvolvimento de atitudes positivas face à Matemática e ao investimento na metacognição ao incutir nos alunos o hábito de pensarem sobre aquilo que aprenderam e, de uma maneira geral, sobre os seus próprios processos de pensamento. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dinis, Raquel; Teixeira, Ricardo C.; Pacheco, Sónia (2019). "Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 13, 5-36. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/5405 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1219 | pt_PT |
dc.subject | Abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato | pt_PT |
dc.subject | Experiências de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Método de Singapura | pt_PT |
dc.title | Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 5 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 13 | pt_PT |
person.familyName | Emanuel Cunha Teixeira | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.ciencia-id | 7017-436A-3CFF | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 879c0b4d-b4cd-4c83-b7b3-149f212a0a6c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 879c0b4d-b4cd-4c83-b7b3-149f212a0a6c |