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REDH1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorSousa, Francisco José Rodrigues
dc.contributor.advisorGoulart, Susana Maria Goulart Pereira da
dc.contributor.authorAmaral, Sofia Teixeira
dc.date.accessioned2025-05-22T13:04:21Z
dc.date.available2025-05-22T13:04:21Z
dc.date.issued2025-02-26
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 26 de fevereiro de 2025, Universidade dos Açores.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, intitulado “REDH 1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)”, constitui uma investigação sobre o desenvolvimento, implementação e avaliação de Recursos Educativos Digitais (RED), com recurso à metodologia Educational Design Research (EDR) e da avaliação crítica de RED preexistentes, utilizando o Learning Object Review Instrument (LORI). Esta investigação contou com a participação fixa de 66 alunos, distribuídos pelo 3.º Ciclo do Ensino Básico e pelo Ensino Secundário, e adotou uma abordagem que se iniciou com o desenvolvimento de intervenções pedagógicas com recursos analógicos como resposta às problemáticas identificadas nas dinâmicas de sala de aula e de turma do 7.º ano. O tema deste projeto foi implementado progressivamente, seguindo-se com uma intervenção com recursos digitais nas turmas do 7.º e 8.º ano, sustentada em dados que enfatizam os benefícios da fusão entre o analógico e o digital, de forma que ambos acrescentem valor a um processo de aprendizagem mais rico, diversificado e ajustado ao perfil dos alunos. A metodologia da EDR utilizada neste estudo destaca a importância do papel do professor-investigador, que se dedica à investigação prévia e ao desenvolvimento contextualizado de RED centrados nas necessidades dos alunos, envolvendo-os no processo de criação e, mais do que isso, na construção do seu próprio conhecimento, a partir de abordagens construtivistas que incluem os princípios do Role-Play, os quais se mostraram bastante úteis e apreciados pelos alunos quando articulados com recursos digitais. A investigação envolveu, assim, tarefas relacionadas com a teorização e a prática, procurando ajustar as estratégias implementadas ao contexto da sala de aula e dos alunos, e promovendo uma constante e crescente melhoria da prática pedagógica e do processo de aprendizagem, ativa e significativa.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present internship report, titled “REDH 1: The Use of Digital Educational Resources in History Teaching (3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education),” constitutes an investigation into the development, implementation, and evaluation of Digital Educational Resources (DER), using the Educational Design Research (EDR) methodology and a critical assessment of preexisting DER using the Learning Object Review Instrument (LORI). This research involved the fixed participation of 66 students, distributed across the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, and adopted a progressive approach that began with the development of pedagogical interventions using analog resources as a response to the issues identified in the classroom and group dynamics of the 7th grade. The project theme was implemented progressively, followed by an intervention with digital resources in the 7th and 8th grades, supported by data that emphasize the benefits of combining analog and digital approaches, ensuring that both add value to a richer, more diverse, and better-tailored learning process suited to the students' profiles. The EDR methodology used in this study highlights the importance of the teacherresearcher role, which involves prior research and the contextualized development of DER focused on the students' needs, engaging them in the creation process and, more importantly, in constructing their own knowledge. This is achieved through constructivist approaches that include Role-Play principles, which have proven to be highly effective and appreciated by students when combined with digital resources. Thus, the research involved tasks related to both theory and practice, aiming to adjust the implemented strategies to the classroom context and the students, while promoting a constant and ongoing improvement of pedagogical practice, and the active, meaningful learning process.eng
dc.identifier.citationAmaral, Sofia Teixeira. (2024). "REDH1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)". 280 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8649
dc.identifier.tid203937040
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8649
dc.language.isopor
dc.rights.uriopen access
dc.subjectConstrutivismo
dc.subjectEducational Design Research
dc.subjectEnsino de História
dc.subjectLORI
dc.subjectRecursos Educativos Digitais
dc.subjectRole-Play
dc.titleREDH1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado

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