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A metáfora da árvore e as suas implicações na Filosofia para Crianças

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A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Filosofia para Crianças surge integrada num trabalho desenvolvido com as crianças, em contexto de CATL “ Centro de Atividades de Tempos Livres”, da Casa de Povo de Santo António, mais precisamente, na criação de um “cantinho de pensamento” – intitulado «O Jardim da Filosofia». Ali foi pintada, na parede, uma árvore que representa, metaforicamente, o conhecimento adquirido pelas crianças ao longo da sua participação nos trabalhos de jardinagem do pensar - um conhecimento que vai dando frutos através das experiências vividas e das competências adquiridas. Como qualquer planta, esta árvore precisa de ser regada e adubada para que possa dar os frutos indispensáveis ao desenvolvimento de um pensamento que se quer pertença de futuros cidadãos ativos numa sociedade que se quer democrática e participativa e dialógica, o que nos remete para a importância da (CIF) Comunidade de Investigação Filosófica. Neste sentido, para justificar o tema da tese, relembramos a famosa frase “Penso, logo existo” (ego cogito, ergo sum) de Descartes, em o Discurso do Método, nos Princípios da Filosofia e nas Meditações sobre a Filosofia Primeira., onde o filósofo francês eleva o pensar, cogito, a fundamento e base de todo o conhecimento verdadeiro. A árvore como metáfora filosófica e as suas implicações na filosofia para crianças vai ao encontro da famosa metáfora da árvore exposta por René Descartes, na carta ao tradutor da obra Princípios da Filosofia. De modo a analisar a metáfora da árvore passamos por Paul Ricoeur e pela análise do que é uma metáfora. E porque esta é uma dissertação, em Filosofia para Crianças, elaborada pensando nas crianças do CATL, abordamos alguns dos autores que de certa forma influenciaram Mathew Lipman no brotar desta área filosófica: Jean Jacques Rousseau, John Dewey, Paulo Freire e Jean Piaget. Por último, salientamos a importância do programa de Filosofia para Crianças segundo Mathew Lipman. Terminamos este trabalho com uma reflexão final que entrelaça os conhecimentos alcançados em todos os capítulos anteriores.
ABSTRACT: This present dissertation, developed amongst a master’s degree in Philosophy for children, emerges integrated in a work developed with children, in a free time activity center context - CATL, at Casa do Povo de Santo António, more precisely during the creation of a “knowledge spot”- titled the “Garden of Philosophy”. There, on the wall, a tree was painted which represents, metaphorically, the knowledge acquired by children through their participation in the “gardening of thought” – a knowledge which bears fruit through their lived experiences and acquired skills. Like any plant, this tree needs to be watered and nourished so that it can bear the much-needed fruit to the development of knowledge, essential in future active citizens of a democratic, participant and dialogic society, which takes us to the importance of the philosophical investigation community. In this sense, to justify the theme of the thesis, we remind the famous sentence “I think, therefore I am” (ego cogito, ergo sum) from Descartes in o Discurso do Método, during Princípios da Filosofia and Meditações sobre a Filosofia Primeira., where the French Philosopher elevates the thought, cogito, the foundation and basis of all true knowledge The tree as philosophical metaphor and its implications in philosophy for children, meets the famous metaphor of the tree stated by René Descartes, in the letter to the translator of the book Princípios da Filosofia. In order to analyze the tree metaphor, we will undergo Paul Ricoeur and go through the analyses of what a metaphor is. And because this is a dissertation in Philosophy for children, elaborated having in mind the children from the CATL, we addressed some of the authors which in a certain way influenced Mathew Lipman in the blooming of this philosophical area like Jean Jacques Rousseau, John Dewey, Paulo Freire and Jean Piaget. Lastly, we will point out the importance of the program Philosophy for Children according to Mathew Lipman. This work ends with a final reflection, which entwines the knowledge achieved on all the previous chapters.

Description

Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 28 de agosto de 2020.

Keywords

Matthew Lipman Paul Ricoeur Filosofia para Crianças Metafísica Philosophy for Children

Citation

Arruda, Diana Catarina Carvalho. "A metáfora da árvore e as suas implicações na Filosofia para Crianças". 2020. 108 p.. (Dissertação de Mestrado em Filosofia para Crianças). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5870>.

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