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- A metáfora da árvore e as suas implicações na Filosofia para CriançasPublication . Arruda, Diana Catarina Carvalho; Castro, Maria Gabriela Couto Teves de AzevedoA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Filosofia para Crianças surge integrada num trabalho desenvolvido com as crianças, em contexto de CATL “ Centro de Atividades de Tempos Livres”, da Casa de Povo de Santo António, mais precisamente, na criação de um “cantinho de pensamento” – intitulado «O Jardim da Filosofia». Ali foi pintada, na parede, uma árvore que representa, metaforicamente, o conhecimento adquirido pelas crianças ao longo da sua participação nos trabalhos de jardinagem do pensar - um conhecimento que vai dando frutos através das experiências vividas e das competências adquiridas. Como qualquer planta, esta árvore precisa de ser regada e adubada para que possa dar os frutos indispensáveis ao desenvolvimento de um pensamento que se quer pertença de futuros cidadãos ativos numa sociedade que se quer democrática e participativa e dialógica, o que nos remete para a importância da (CIF) Comunidade de Investigação Filosófica. Neste sentido, para justificar o tema da tese, relembramos a famosa frase “Penso, logo existo” (ego cogito, ergo sum) de Descartes, em o Discurso do Método, nos Princípios da Filosofia e nas Meditações sobre a Filosofia Primeira., onde o filósofo francês eleva o pensar, cogito, a fundamento e base de todo o conhecimento verdadeiro. A árvore como metáfora filosófica e as suas implicações na filosofia para crianças vai ao encontro da famosa metáfora da árvore exposta por René Descartes, na carta ao tradutor da obra Princípios da Filosofia. De modo a analisar a metáfora da árvore passamos por Paul Ricoeur e pela análise do que é uma metáfora. E porque esta é uma dissertação, em Filosofia para Crianças, elaborada pensando nas crianças do CATL, abordamos alguns dos autores que de certa forma influenciaram Mathew Lipman no brotar desta área filosófica: Jean Jacques Rousseau, John Dewey, Paulo Freire e Jean Piaget. Por último, salientamos a importância do programa de Filosofia para Crianças segundo Mathew Lipman. Terminamos este trabalho com uma reflexão final que entrelaça os conhecimentos alcançados em todos os capítulos anteriores.