Repository logo
 
Publication

Família e escola na re/conquista dos valores

dc.contributor.advisorMiúdo, Berta Pimentel
dc.contributor.authorPimentel, Maria da Piedade de Jesus Correia Araújo da Mota
dc.date.accessioned2011-05-06T15:49:34Z
dc.date.available2011-05-06T15:49:34Z
dc.date.issued2010-07-21
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Filosofia Contemporânea - Valores e Sociedade.por
dc.description.abstract[…]. A falta de entendimento entre os homens, associada ao individualismo em que vivemos, e as consequências que daí advêm estão intimamente ligadas com o mundo dos Valores, pelo que o nosso trabalho se intitula “Família e Escola na Re/Conquista dos Valores”. Os dois elementos chave para educar e transmitir valores são a Família e a Escola, logo é imperioso abordar a forma de actuação de cada um e o modo como poderão desempenhar o seu papel e dar um contributo sério para a reconfiguração do mundo. A escolha entre o termo conquista ou reconquista tornou-se difícil ou quase impossível, pelo que se optou pela combinação dos dois vocábulos. Da mesma forma que as novas formas de vida e o individualismo a que fomos votados contribuíram para o desprezo de alguns valores, também o progresso científico fez surgir a necessidade de inventar novos valores. No primeiro caso, podemos referir o egoísmo que se tem apoderado da humanidade, sendo necessário ressuscitar os valores que tais comportamentos têm posto em causa, isto é, é inevitável reconquistar valores. No segundo caso estamos a referir-nos a todos os valores relacionados com o possível uso abusivo do conhecimento científico, nomeadamente a manipulação genética, que poderá pôr em perigo a humanidade. Nesta situação está em causa a conquista desses valores, muitos dos quais já se encontram expressos em documentos próprios que oportunamente serão analisados ao longo do presente trabalho. Numa outra perspectiva a escolha entre conquista ou reconquista suscitou igualmente falta de consenso. É que ao falarmos de conquista parece que estamos a conquistar algo que não temos, todavia não podemos de forma nenhuma dizer que estamos completamente desprovidos de valores, pois como veremos, se há valores que têm caído no esquecimento ou desuso, outros há que se mantêm firmes. Não se pode afirmar que a sociedade se demitiu por completo das suas funções mais nobres, como o apoio ao próximo ou o combate à violência. […].por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/1128
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectValorpor
dc.titleFamília e escola na re/conquista dos valorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoMariaPiedadeJCAMotaPimentel2010.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: