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Publication

Trilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentes

dc.contributor.authorTavares, Marta
dc.contributor.authorCabral, Filipa
dc.contributor.authorReis, Catarina
dc.contributor.authorMartins, Cátia
dc.contributor.authorVieira, Maria
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.date.accessioned2017-10-06T09:24:28Z
dc.date.available2017-10-06T09:24:28Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionCongresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente. Universidade dos Açores, Ponta Delgada: 21-22 de outubro de 2016.pt_PT
dc.description.abstractAtualmente, nos Açores assiste-se a um desinvestimento das crianças e dos adolescentes face à escola, refletindo-se este no insucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). O insucesso escolar corresponde a uma das principais problemáticas relacionadas com o sistema educativo, podendo ser traduzido através das reprovações escolares e do absentismo escolar (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010). No arquipélago dos Açores, as taxas de retenção, abandono e insucesso são as mais elevadas do país (Conselho Nacional da Educação, 2014). No ano letivo 2012/2013 um em cada cinco alunos não aprovou no 4º ano do ensino básico; a retenção no 2.º ciclo foi de 17%; e no terceiro ciclo e ensino secundário um em cada quatro alunos ficou retido (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). Em 2014 a taxa de abandono precoce foi de 32,8%, revelando estes números a dimensão do flagelo do insucesso escolar na região (Direção Regional da Educação, 2015). A fim de combater o insucesso o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso 2014 - contempla a eventualidade de apoio de outras instituições e organizações para a implementação de projetos-piloto, com vista à minimização do sucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). Para este efeito, através da literatura, verifica-se que o desenvolvimento vocacional em crianças e jovens contribui para a construção de trajetos de vida com significado, atuando como fator de proteção para o sucesso escolar (Taveira, 1998). Assim, alunos com acompanhamento vocacional estão mais cientes das suas capacidades e interesses, situação que proporciona um melhor autoconhecimento e a tomadas de decisão conscientes (Savickas, 2001). Neste enquadramento, o Gabinete de Psicologia Escolar Orientação e Supervisão (GaPEOS) tem vindo a organizar e realizar atividades de tempos livres para crianças e adolescentes que privilegiam os princípios da orientação vocacional. Destas atividades destacam-se os programas Kid’s à Descoberta e Descoberta Jovem, sendo o primeiro destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e o segundo a adolescentes a partir dos 14 anos. Estes programas desenvolvidos durante o período das férias escolares, têm a duração de 5 dias. Ao longo da semana, são dinamizadas diversas atividades, através das quais os participantes trabalham o autoconhecimento e a exploração de oportunidades, interesses e capacidades. Os resultados alcançados até ao momento são satisfatórios, sendo estes obtidos através da aplicação de questionários de confiança e de satisfação das atividades implementadas aos participantes. As crianças indicaram ter explorado as suas capacidades e interesses, desenvolvendo o seu autoconhecimento. Os adolescentes disseram ter efetuado um processo de autodescoberta que os auxiliou a reconhecerem os seus interesses e capacidades, alargando os seus conhecimentos acerca das oportunidades disponíveis. Em suma, a participação de crianças e jovens em experiências ligadas à orientação vocacional é uma mais-valia, visto favorecer escolhas e decisões mais conscientes. Segundo a literatura, atividades que privilegiam a autodescoberta poderão auxiliar o sucesso escolar e a construção de projetos de vida bem-sucedidos (Taveira,1998). Dados os benefícios de programas desta natureza, espera-se que o Kid’s à Descoberta e o Descoberta Jovem possam ser futuros projetos-piloto desenvolvidos no âmbito do ProSucesso.pt_PT
dc.description.sponsorshipGoverno dos Açores, Universidade dos Açores, Thomas Hostel, Pérola da Ilha, Cooperativa Vitivinícola do Pico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTavares, M., Cabral, F. B., Reis, C., Martins, C., Vieira, M., & Caldeira, S. N. (2016). "Trilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentes". In Livro de Resumos do I Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, (pp. 34-35). Universidade dos Açores, Ponta Delgada: 21-22 de outubro de 2016.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4436
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento Vocacionalpt_PT
dc.subjectOrientação Vocacionalpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectSucesso Escolarpt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.titleTrilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgadapt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.startPage34pt_PT
oaire.citation.titleI Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescentept_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

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