Publication
FORCISE : dispositivo de formação, em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativas
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Francisco José Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Lemos, Sara Alexandra Lima Araújo | |
| dc.date.accessioned | 2021-09-09T10:54:00Z | |
| dc.date.available | 2021-09-09T10:54:00Z | |
| dc.date.issued | 2021-07-08 | |
| dc.description | Mestrado (Trabalho de Projeto), Educação e Formação, 8 de julho de 2021. | pt_PT |
| dc.description.abstract | O presente relatório de trabalho de projeto irá centrar-se no projeto FORCISE, que teve como objetivo desenvolver um dispositivo de formação em e-learning para entidades que realizam intervenção junto de crianças e jovens e estudar o desenvolvimento do modelo de formação adotado nesse contexto. O projeto foi posto em prática utilizando as várias dimensões da intervenção socioeducativa, assente na promoção de aprendizagens através da participação ativa. A metodologia utilizada foi a Investigação do Design Educacional, pois mostrou ser a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido à sua característica intervencionista, que visa a satisfação de uma necessidade de forma original, combinando uma intervenção no ambiente com o estudo dessa mesma intervenção, para que esta possa ser progressivamente melhorada, visando, ainda, o envolvimento dos participantes e a elaboração de princípios de design. Relativamente aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou ser válida, prática e eficaz, mediante avaliação por parte de especialistas, avaliadores externos e o próprio público-alvo. A apresentação de princípios de design explicita orientações que podem ser transferidas para outros contextos. Ficou claro que, com pequenos ajustes, esta formação em Intervenção Socioeducativa tem capacidade para ser aplicada junto de outros profissionais, sem custos e sem barreiras geográficas. | pt_PT |
| dc.description.abstract | ABSTRACT: This report will focus on the FORCISE project, which is aimed at developing an e-learning training device for organizations and services that work with children and young people, and also at studying the development of the training model adopted in this context. The project was put into practice by using the various components of socio-educational intervention, and it was based upon the promotion of learning through active participation. The key methodology used was Educational Design Research, as it proved to be the most suitable for the development of this particular project, due to its focus on active intervention characteristics, which aim to satisfy a necessity in an original way, combining intervention in the environment with the study of that same intervention, so that it can be progressively improved, as it also aims at the involvement of the participants and the elaboration of design principles. Regarding the results, the developed educational intervention project proved to be valid, practical and effective, through evaluation by specialists, external evaluators and the target audience itself. The presentation of design principles was effective and has some potential for being used as a set of guidelines that can be transferred to other contexts. It was concluded that, with minor adjustments, the Socio-Educational Intervention training can be applied by other social service provider professionals, without financial costs or geographical barriers. | en |
| dc.identifier.citation | Lemos, Sara Alexandra Lima Araújo (2021). "FORCISE: dispositivo de formação, em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativas", 151 p.. (Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6041>. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202745660 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/6041 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Criança | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento de Competências | pt_PT |
| dc.subject | e-learning | en |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Formação Online | pt_PT |
| dc.subject | Jovem | pt_PT |
| dc.subject | Children | en |
| dc.subject | Socio-Educational Intervention | en |
| dc.subject | Young People | en |
| dc.title | FORCISE : dispositivo de formação, em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativas | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Formação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DissertMestradoSaraAlexandraLimaAraujoLemos2021.pdf
- Size:
- 1.54 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
