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- Recuperação das empresas em dificuldades económico-financeiras : o caso dos clientes da empresa 9TMPublication . Correia, Maria Soares; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesO presente relatório é o resultado final do estágio realizado no âmbito do mestrado em Ciências Económicas Empresariais da Universidade dos Açores, que teve início a 1 de janeiro de 2019, na empresa 9TM, Lda. Esta empresa tem sede na Ilha Terceira, no conselho de Angra do Heroísmo, cuja principal atividade é a prestação de serviços de contabilidade. Para além desta vertente, a empresa também realiza aconselhamento financeiro e dá apoio à gestão empresarial/consultoria. Os objetivos do estágio incidem sobre o apoio aos Contabilistas Certificados da empresa na execução de diversas tarefas administrativas de contabilidade. Ou seja, pretendeu-se com o estágio desenvolver as necessárias competências e qualidades profissionais resultantes da aplicação na vida contabilística da empresa dos conhecimentos adquiridos na área de contabilidade geral e fiscalidade durante a licenciatura em gestão e o mestrado em finanças e contabilidade. Nos dias de hoje, existem sempre empresas que não conseguem sobreviver devido às dificuldades que se deparam. Daí, é importante antecipar situações críticas no ciclo económico de uma empresa. Caso a empresa não se encontre em situação de insolvência atual, mas numa situação de insolvência iminente ou em situação económica difícil, poderá recorrer ao PER e ao RERE, com a finalidade de ser recuperada. A análise da documentação entregue pelos clientes permitiu verificar a existência de um sistema organizado, permitindo efetuar os lançamentos contabilísticos os mais verdadeiros possíveis. Tudo isto se irá se refletir sobre a forma de Balanço e Demonstração de Resultados com o intuito de analisar a saúde financeira de uma empresa. Em complemento, elaborar modelos de previsão de insolvência, preparar um balanço funcional e, consequentemente, a sua análise e proporcionar uma flexibilidade na utilização dos critérios de contabilidade (de acordo com a empresa) são sugestões de melhoria para o nosso trabalho.
- FORCISE : dispositivo de formação, em e-learning, para o desenvolvimento de competências socioeducativasPublication . Lemos, Sara Alexandra Lima Araújo; Sousa, Francisco José RodriguesO presente relatório de trabalho de projeto irá centrar-se no projeto FORCISE, que teve como objetivo desenvolver um dispositivo de formação em e-learning para entidades que realizam intervenção junto de crianças e jovens e estudar o desenvolvimento do modelo de formação adotado nesse contexto. O projeto foi posto em prática utilizando as várias dimensões da intervenção socioeducativa, assente na promoção de aprendizagens através da participação ativa. A metodologia utilizada foi a Investigação do Design Educacional, pois mostrou ser a mais adequada para o desenvolvimento deste projeto devido à sua característica intervencionista, que visa a satisfação de uma necessidade de forma original, combinando uma intervenção no ambiente com o estudo dessa mesma intervenção, para que esta possa ser progressivamente melhorada, visando, ainda, o envolvimento dos participantes e a elaboração de princípios de design. Relativamente aos resultados, a intervenção educativa desenvolvida mostrou ser válida, prática e eficaz, mediante avaliação por parte de especialistas, avaliadores externos e o próprio público-alvo. A apresentação de princípios de design explicita orientações que podem ser transferidas para outros contextos. Ficou claro que, com pequenos ajustes, esta formação em Intervenção Socioeducativa tem capacidade para ser aplicada junto de outros profissionais, sem custos e sem barreiras geográficas.
