Repository logo
 
Publication

A leitura e a literatura infantil na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Ana Isabel
dc.contributor.advisorSilva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira da
dc.contributor.authorMota, Vera Lúcia Correia
dc.date.accessioned2019-06-14T10:50:24Z
dc.date.available2019-06-14T10:50:24Z
dc.date.issued2019-04-23
dc.descriptionMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 23 abril de 2019, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractA literatura infantil, sendo um meio de desenvolvimento da criatividade e da imaginação nas crianças, proporciona inúmeros conhecimentos que as fazem sonhar e crescer, ao mesmo tempo que fomenta a sua formação leitora. A leitura não deve, por isso, ser imposta às crianças, mas promovida como uma atividade de carácter lúdico e prazeroso. A leitura, sendo um processo de compreensão do que está escrito, deve ser desenvolvida desde tenra idade, a partir do contacto com diversos suportes escritos. Nesse processo, a escola tem um papel fundamental quer a nível da aprendizagem da leitura, quer a nível da educação literária. Assim, ao longo do trabalho analisaremos e refletiremos sobre as práticas educativas realizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as quais viabilizaram a utilização de textos literários, integrando um conjunto de atividades, de modo a incrementar o gosto pela leitura e pela literatura infantil. Além disso, como complemento, realizámos uma pequena investigação com o intuito de conhecer a importância que educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico dão à Educação Literária e como referem dinamizá-la na sua prática educativa. Relativamente à prática pedagógica, concluímos que, em ambos os níveis educativos, os objetivos delineados foram atingidos com sucesso. Na Educação Pré-Escolar, as crianças frequentavam a área da biblioteca raramente e facilmente se distraíam aquando da leitura de contos; no entanto, ao longo do estágio o grupo evoluiu significativamente, indo ao encontro dos livros e explorando-os espontaneamente. No 1.º Ciclo, de uma forma geral, a turma apreciava o contacto com os livros. A introdução da área da biblioteca foi uma mais valia para que este contacto fosse diário. Apesar de o impacto ter sido bastante positivo nos dois níveis educativos, é essencial que haja uma continuidade no percurso de leitura das crianças. Do estudo empírico realizado concluímos que a falta de recursos leva a que uma grande parte dos educadores e professores não promovam uma abordagem à Educação Literária tão rica quanto desejariam. Contudo, de uma forma geral, os educadores dizem fomentar uma Educação Literária mais sistemática e rica do que os professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Children's literature, as a medium for the development of creativity and imagination of the children, provides innumerable knowledge that makes them dream and grow and, at the same time, encourages their reading skills. Reading should therefore not be imposed on children, but promoted as an activity of a playful and pleasurable character. Reading, as a process of understanding what is written, must be developed from this young age, through the contact with several written supports. In this process, the school has a fundamental role both in learning how to read and in literary education. Thus, throughout the work we will analyze and reflect on the educational practices carried out in the context of the internship, in Preschool and in the primary school (1st to 4th grade), which enabled the use of literary texts, integrating a set of activities, to increase the taste for reading and children's literature. In addition, as a complement, we carried out a small research with the purpose of understanding the importance that preschool teachers and primary school teachers give to Literary Education and how they introduced it in their educational practice. Regarding pedagogical practice, we conclude that, at both levels of education, the objectives outlined were successfully achieved. In pre-school education, children rarely visited the library area and were easily distracted by the reading of short stories; nevertheless, throughout the project developed, the group improved significantly, proactively and spontaneously seeking and exploring the books at the end. In the primary school, in general, the class appreciated the contact with books. The introduction of the library area was key for the establishment of daily contact with them. Although the impact has been quite positive at both levels of education, it is essential that there is continuity in the reading path for children. From this empirical study, we have concluded that the lack of resources means that a great part of the preschool teachers and primary school teachers do not promote an approach to Literary Education as rich as they would wish. However, in general, preschool teachers foster a more complete Literary Education than primary school teachers.en
dc.identifier.citationMota, Vera Lúcia Correia. “A leitura e a literatura infantil na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". 2019. 151 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5108>.pt_PT
dc.identifier.tid202243990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5108
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLiteracia da Leiturapt_PT
dc.subjectLiteratura Infantilpt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectReadingen
dc.titleA leitura e a literatura infantil na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoVeraLuciaCorreiaMota2019.pdf
Size:
25.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: