Publication
Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Fialho, Adolfo Fernando da Fonte | |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.contributor.author | Sousa, Marlene Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-10-07T11:18:10Z | |
dc.date.available | 2025-10-07T11:18:10Z | |
dc.date.issued | 2024-09-04 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 04 de setembro de 2024, Universidade dos Açores. | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio surge com o intuito de analisar e refletir, de uma forma fundamentada, sobre a prática pedagógica desenvolvida nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Neste sentido, apresentamos uma breve contextualização e retrospetiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo das nossas práticas, evidenciando o processo de aprendizagem vivenciado e dando ênfase à temática do presente Relatório, Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré--Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática em aprofundamento incide no ensino-aprendizagem da Matemática mediante a mobilização de materiais pedagógicos com recurso às Expressões Artísticas/Artes Visuais, não colocando de parte as restantes áreas do currículo, no sentido de promover aprendizagens significativas baseadas numa educação integradora. O relatório foca as potencialidades e desafios das conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica, mobilizando o contexto de estágio com vista a uma análise reflexiva sobre a envolvência dos materiais pedagógicos na lecionação de conteúdos matemáticos nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido mostra-nos que a exploração de materiais pedagógicos motiva as crianças e estimula a sua aprendizagem e o desenvolvimento de competências. A nossa análise contemplou, ainda, um breve estudo exploratório, mediante um inquérito por questionário, sobre as representações de Educadores e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca das suas práticas. Os resultados obtidos indicam que os participantes valorizam as Expressões Artísticas, mais concretamente as Artes Visuais e a Expressão Plástica, na lecionação da área/domínio da Matemática, com recurso a materiais concretos e manipuláveis, incluindo objetos do quotidiano, uma vez que contribuem para o desenvolvimento da motivação dos alunos, principalmente quando é demonstrada a aplicabilidade da Matemática no dia a dia. Contudo, os participantes promovem com pouca frequência essas conexões. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This Internship Report appears with the aim of analyzing and reflecting, in a well-founded way, on the pedagogical practice developed in the curricular units of Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II, as part of the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of the Azores. In this sense, we present a brief contextualization and retrospective of all the work carried out throughout our practices, highlighting the learning process experienced and emphasizing the theme of this Report, Connections between Mathematics and Plastic Expression: potentialities and challenges in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education. The theme being explored focuses on the teaching and learning of Mathematics through the mobilization of teaching materials using Artistic Expressions/Visual Arts, without neglecting the other areas of the curriculum, in order to promote meaningful learning based on an integrative education. The report focuses on the potential and challenges of the connections between Mathematics and Plastic Expression, mobilizing the internship context with a view to a reflective analysis of the involvement of teaching materials in the teaching of mathematical content in the contexts of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. The work carried out shows us that the use of teaching materials motivates children and stimulates their learning and development of skills. Our analysis also included a brief exploratory study using a questionnaire on the representations of elementary school teachers and educators about their practices. The results obtained indicate that the participants value Artistic Expressions, more specifically Visual Arts and Plastic Expression, in teaching the area/domain of Mathematics, using concrete and manipulable materials, including everyday objects, since they contribute to developing students' motivation, especially when the applicability of Mathematics in everyday life is demonstrated. However, participants rarely promote these connections. | eng |
dc.identifier.citation | Sousa, Marlene Pereira. (2024). "Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 122 p. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8715 | |
dc.identifier.tid | 203700317 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/8715 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Estágio Pedagógico | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
dc.subject | Conexões Matemáticas | |
dc.subject | Expressão Plástica/Artes Visuais | |
dc.title | Conexões entre a Matemática e a Expressão Plástica: potencialidades e desafios na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado |