Publication
Concepções de professores sobre currículo e cultura
dc.contributor.author | Silveira, Maria Cristina de Oliveira | |
dc.contributor.author | Sousa, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T17:03:17Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T17:03:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description | III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018. | pt_PT |
dc.description.abstract | A incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tão pouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. A presente comunicação debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos fundamental, médio e superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos Estudos Curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspetos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silveira, C. e Sousa, F. (2018). Concepções de professores sobre currículo e cultura. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2317-1065 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4697 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Even3 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.even3.com.br/Anais/sidpd/79777-CONCEPCOES-DE-PROFESSORES-SOBRE-CURRICULO-E-CULTURA | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Cultura | pt_PT |
dc.title | Concepções de professores sobre currículo e cultura | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Curitiba, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.title | III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |