Repository logo
 
Publication

Concepções de professores sobre currículo e cultura

dc.contributor.authorSilveira, Maria Cristina de Oliveira
dc.contributor.authorSousa, Francisco
dc.date.accessioned2018-05-22T17:03:17Z
dc.date.available2018-05-22T17:03:17Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionIII Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018.pt_PT
dc.description.abstractA incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tão pouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. A presente comunicação debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos fundamental, médio e superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos Estudos Curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspetos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilveira, C. e Sousa, F. (2018). Concepções de professores sobre currículo e cultura. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil.pt_PT
dc.identifier.issn2317-1065
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4697
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEven3pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.even3.com.br/Anais/sidpd/79777-CONCEPCOES-DE-PROFESSORES-SOBRE-CURRICULO-E-CULTURApt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.titleConcepções de professores sobre currículo e culturapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.titleIII Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docentept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Curitiba_79777.pdf
Size:
194.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: