Repository logo
 
Publication

Práticas Pedagógicas de Abordagem à Linguagem Escrita em Jardim-de-Infância

dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2014-01-08T16:09:20Z
dc.date.available2014-01-08T16:09:20Z
dc.date.issued2010-02-04
dc.descriptionVII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro de 2010.por
dc.description.abstractEste estudo procura descrever e analisar as práticas pedagógicas de um grupo de educadoras de infância portuguesas no domínio da abordagem à linguagem escrita, para determinar quais os aspectos centrais numa intervenção que se pretende de literacia emergente. A partir da observação de 18 educadoras de infância, em aspectos tais como a concepção de um projecto de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos e a implementação de estratégias directas de intervenção, foram seleccionadas três educadoras que, representando diferentes modelos pedagógicos, obtiveram melhores resultados. As práticas pedagógicas destas educadoras foram observadas durante um ano lectivo. Os resultados permitem-nos afirmar que, se por um lado, as práticas pedagógicas das 18 educadoras são caracterizadas por uma descontinuidade ao nível dos diversos componentes da sua prática, quando aprofundamos as três que melhores resultados obtiveram, verificamos uma progressiva articulação desses componentes numa aproximação mais coerente e coesa à abordagem emergente da literacia.por
dc.identifier.citationMartins, M. A. & Santos, Ana Isabel (2010). "Práticas Pedagógicas de Abordagem à Linguagem Escrita em Jardim-de-Infância". In «Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia», 2904-2918. Braga: Universidade do Minho.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2580
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectEducação de Infânciapor
dc.subjectLinguagem Escritapor
dc.titlePráticas Pedagógicas de Abordagem à Linguagem Escrita em Jardim-de-Infânciapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho. Bragapor
oaire.citation.endPage2918por
oaire.citation.startPage2904por
oaire.citation.titleVII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologiapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Práticas Pedagógicas de abordagem à Escrita - Ana Santos - Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia 2010.pdf
Size:
129.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: