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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo procura descrever e analisar as práticas pedagógicas de um grupo de educadoras de infância portuguesas no domínio da abordagem à linguagem escrita, para determinar quais os aspectos centrais numa intervenção que se pretende de literacia emergente. A partir da observação de 18 educadoras de infância, em aspectos tais como a concepção de um projecto de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos e a implementação de estratégias directas de intervenção, foram seleccionadas três educadoras que, representando diferentes modelos pedagógicos, obtiveram melhores resultados. As práticas pedagógicas destas educadoras foram observadas durante um ano lectivo. Os resultados permitem-nos afirmar que, se por um lado, as práticas pedagógicas das 18 educadoras são caracterizadas por uma descontinuidade ao nível dos diversos componentes da sua prática, quando aprofundamos as três que melhores resultados obtiveram, verificamos uma progressiva articulação desses componentes numa aproximação mais coerente e coesa à abordagem emergente da literacia.
Description
VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro de 2010.
Keywords
Práticas Pedagógicas Educação de Infância Linguagem Escrita
Citation
Martins, M. A. & Santos, Ana Isabel (2010). "Práticas Pedagógicas de Abordagem à Linguagem Escrita em Jardim-de-Infância". In «Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia», 2904-2918. Braga: Universidade do Minho.
Publisher
Universidade do Minho