Publication
Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior
dc.contributor.author | Martins, Maria J. | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.contributor.author | Mendes, Maria | |
dc.contributor.author | Botelho, Susana P. | |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T08:49:29Z | |
dc.date.available | 2016-05-10T08:49:29Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Ibero-Afro-Americano de Psicologia, 15, 16 e 17 de Abril de 2015, Universidade de Évora. | pt_PT |
dc.description.abstract | As praxes no ensino superior são uma constante que se repete anualmente e pretendem, nas palavras dos seus principais promotores e atores, contribuir para a integração dos novos estudantes nas instituições de ensino superior e para a promoção da convivência e do divertimento entre estudantes. Contudo nos últimos anos a denúncia de praxes violentas e humilhantes e a revelação de acidentes graves, alegadamente decorrentes de atividades desenvolvidas no quadro das praxes, tem alertado a sociedade para a necessidade de compreender se de facto estas atividades contribuem para a integração e socialização dos estudantes ou se se limitam apenas a humilhações e abusos de natureza física e psicológica, aproximando-se mais de condutas de bullying do que de condutas de integração e convivência social. Esta investigação tem um caráter exploratório e pretende identificar o grau de envolvimento nas praxes dos estudantes que frequentam os vários cursos de licenciatura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como conhecer as suas representações e opiniões sobre as praxes, de modo a clarificar se são de tonalidade predominantemente positiva, negativa, neutra ou ambivalente, por a forma a contribuir para melhor se compreender este fenómeno e a prevenir a violência física e psicológica entre pares no ensino superior. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, M. J. D., Caldeira, S. N., Silva, O., Botelho, S. P. & Mendes, M. (2015). "Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior". In Actas da III International Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Internacional Ibero-Afro-Americano de Psicologia, Volume I: Ensino Superior, 170-181. ISBN 978-989-96656-5-1. Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico/CIEP. http://www.lthe2015.uevora.pt/index.php?/event/Proceedings/Actas-do-Evento | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96656-5-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3759 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico / CIEP – Universidade de Évora | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Praxe Académica | pt_PT |
dc.title | Representações e opiniões dos estudantes de licenciatura sobre as praxes no ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 181 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 170 | pt_PT |
oaire.citation.title | III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education & I Congresso Ibero Afro Americano de Psicologia. | pt_PT |
oaire.citation.volume | I | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 |