Publication
Ensino da Matemática : as primeiras explorações da ordem das dezenas
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.date.accessioned | 2016-01-05T11:29:01Z | |
dc.date.available | 2016-01-05T11:29:01Z | |
dc.date.issued | 2015-11-30 | |
dc.description.abstract | O nosso sistema de numeração decimal é um sistema de natureza posicional: os números são representados por sequências de símbolos, sendo que o valor de cada símbolo depende da posição que ocupa nessa sequência. Por exemplo, quando escrevemos o numeral relativo ao número treze, “13”, estamos na realidade a utilizar uma numeração mista: “1” vale uma dezena e “3” vale três unidades. Treze, na sua escrita matemática atual, traduz a organização uma dezena mais três unidades; dez unidades de uma ordem numérica são alvo de uma composição para uma unidade da ordem numérica seguinte, o que traduz a essência de um sistema posicional de base 10. Por isso, o “10” desempenha um papel de extrema importância e a forma como as crianças desenvolvem as primeiras explorações do nosso sistema de numeração é determinante para as suas aprendizagens futuras. (...) Para estimular uma verdadeira compreensão da ordem das dezenas, as atividades típicas são: (a) Separa 10 e diz o número; (b) Pinta 10 e diz o número; (c) Utilização de dispositivos com algarismos móveis (presentes em todos os manuais do bem sucedido método de Singapura). Vejamos como podemos promover a compreensão da ordem das dezenas e ultrapassar com eficácia a “barreira” do 10. (...) | pt_PT |
dc.identifier.citation | Teixeira, Ricardo C. (2015). "Ensino da Matemática: as primeiras explorações da ordem das dezenas", «Atlântico Expresso», 30 de novembro de 2015: p. 17. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3579 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Gráfica Açoreana, Lda. | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Divulgação Científica | pt_PT |
dc.subject | Ordem das Dezenas | pt_PT |
dc.subject | Método de Singapura | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.title | Ensino da Matemática : as primeiras explorações da ordem das dezenas | pt_PT |
dc.type | periodical | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Ponta Delgada | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atlântico Expresso | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | contributionToPeriodical | pt_PT |