Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino da Matemática : as primeiras explorações da ordem das dezenas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Atlântico_Expresso_RT26A.pdf252.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O nosso sistema de numeração decimal é um sistema de natureza posicional: os números são representados por sequências de símbolos, sendo que o valor de cada símbolo depende da posição que ocupa nessa sequência. Por exemplo, quando escrevemos o numeral relativo ao número treze, “13”, estamos na realidade a utilizar uma numeração mista: “1” vale uma dezena e “3” vale três unidades. Treze, na sua escrita matemática atual, traduz a organização uma dezena mais três unidades; dez unidades de uma ordem numérica são alvo de uma composição para uma unidade da ordem numérica seguinte, o que traduz a essência de um sistema posicional de base 10. Por isso, o “10” desempenha um papel de extrema importância e a forma como as crianças desenvolvem as primeiras explorações do nosso sistema de numeração é determinante para as suas aprendizagens futuras. (...) Para estimular uma verdadeira compreensão da ordem das dezenas, as atividades típicas são: (a) Separa 10 e diz o número; (b) Pinta 10 e diz o número; (c) Utilização de dispositivos com algarismos móveis (presentes em todos os manuais do bem sucedido método de Singapura). Vejamos como podemos promover a compreensão da ordem das dezenas e ultrapassar com eficácia a “barreira” do 10. (...)

Description

Keywords

Ensino da Matemática Divulgação Científica Ordem das Dezenas Método de Singapura Ensino Básico (1.º Ciclo)

Citation

Teixeira, Ricardo C. (2015). "Ensino da Matemática: as primeiras explorações da ordem das dezenas", «Atlântico Expresso», 30 de novembro de 2015: p. 17.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Gráfica Açoreana, Lda.

CC License