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Modelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis explicativas com comportamentos diferenciados.

dc.contributor.authorMendes, Armando B.
dc.contributor.authorThemido, Isabel H.
dc.contributor.authorVasconcelos, Maria A.
dc.date.accessioned2013-07-31T14:16:37Z
dc.date.available2013-07-31T14:16:37Z
dc.date.issued1998-12
dc.date.updated2013-07-29T15:43:28Z
dc.description8º Congresso da APDIO (IO 1998). Universidade do Algarve: Faro, 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 1998 (Comunicação).por
dc.description.abstractNeste trabalho são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos "clássicos" e modelos de atracção - bem como expressões de relativização de variáveis de marketing. De diferentes variáveis explicativas pode-se esperar um comportamento diferenciado das respectivas elasticidades directas. Assim, existem combinações de modelo e expressão de relativização mais adequadas para certas variáveis explicativas. Neste trabalho, propõe-se a utilização da forma estrutural dos modelos mais adequada, relativamente ao comportamento esperado das variáveis explicativas. Descreve-se também como combinar, no mesmo modelo, variáveis explicativas com comportamentos esperados diferenciados. Apresentam-se ainda dois exemplos reais de aplicação. O primeiro é constituído por séries cronológicas de preços e quotas de mercado de marcas de óleo numa grande superfície, concluindo-se pela utilização de modelos do tipo elasticidade sempre decrescente com aumento da variável explicativa. O segundo utiliza igualmente dados de vendas de uma grande superfície, mas usa como variável explicativa o espaço de exposição, conduzindo a modelos com um máximo de elasticidade. Por fim, apresentam-se modelos para modelação de quotas de mercado utilizando as duas variáveis explicativas.por
dc.identifier.citationMendes, Armando B.; Themido, Isabel Hall e Vasconcelos, Maria Arnalda (1998). "Modelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis explicativas com comportamentos diferenciados". IO 1998, 8º Congresso da APDIO, Universidade do Algarve: Faro, 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 1998 (Comunicação).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2192
dc.language.isoporpor
dc.subjectQuotas de Mercadopor
dc.subjectPreçopor
dc.subjectEspaço de Exposiçãopor
dc.subjectModelos Causaispor
dc.subjectMarketingen
dc.titleModelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis explicativas com comportamentos diferenciados.por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropor
oaire.citation.titleIO 1998, 8º Congresso da APDIO.por
rcaap.rightsopenAccesspor
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