Publication
Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Sousa, Áurea | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T15:47:34Z | |
dc.date.available | 2017-04-24T15:47:34Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. | pt_PT |
dc.description.abstract | ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: No ensino não superior, sentimentos de bem-estar, de integração e de compromisso pressupõem resultados académicos e comportamentais mais enriquecidos, consequência das relações positivas entre o aluno e a instituição escolar. Neste trabalho, procura-se perceber se o mesmo tipo de situação tende a ocorrer no ensino superior. OBJETIVOS: Averiguar eventuais associações entre: satisfação com a vida e envolvimento dos estudante do ensino superior. Paralelamente, estuda-se a relação entre cada uma destas varáveis e o rendimento académico dos estudantes. METODOLOGIA: A amostra é constituída por 253 estudantes da Universdade dos Açores (95 do género masculino e 158 do feminino), inscritos em cursos de diferentes áreas científicas. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico, da Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e da Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D), e tratados através de métodos estatísticos (do univariado ao multivariado). RESULTADOS: Foram encontradas, na amostra, correlações positivas baixas entre a pontuação obtida na EASVE e as pontuações obtidas na EAE-E4D e nas suas subescalas. Foram também encontradas correlações positivas baixas entre o rendimento académico dos estudantes e as pontuações obtidas na EAE-E4D; e nas quatro dimensões da EAE-E4D. A análise de correspondências Múltiplas (ACM) fez ressaltar três perfis: estudantes com um menor envolvimento académico, pontuações mais baixas nas dimensões Agenciativa e Cognitiva da EAE-E4D, pontuações médias na dimensão Afetiva da EAE-E4D e na EASVE e resultados académicos "Fracos/Médios"; estudantes com um alto envolvimento académico, pontuações mais elevadas nas dimensões Agenciativa, Afetiva e Cognitiva da EAE-E4D e na EASVE e rendimento académico "bom"; estudantes com pontuações baixas na EASVE e na dimensão Afetiva da EAE-E4D. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo evidenciam associações entre a satisfação com a vida, o envolvimento dos estudantes e o rendimento académico. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de Educação | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, S. & Sousa, A. (2016). "Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 893-906). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-35-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4113 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Satisfação com a Vida | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Académico | pt_PT |
dc.subject | Rendimento Académico | pt_PT |
dc.subject | Análise de Dados | pt_PT |
dc.title | Satisfação com a vida e envolvimento académico no ensino superior | pt_PT |
dc.title.alternative | Satisfaction with life and student engagement in higher education | en |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 906 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 893 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola : : Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |