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Práticas de gestão de uma Pequena e Média Empresa (PME) do setor da construção civil : o caso da Sociedade de Construções Lucino Lima, Lda.

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DissertMestradoMarianaCoelhoLima2023.pdf661.26 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio decorreu de 01 de outubro de 2021 a 30 de junho de 2022 e foi realizado na Sociedade de Construções Lucino Lima, Lda. (SCLL), uma empresa familiar que atua no setor da construção civil. Neste relatório efetua-se um enquadramento teórico das diferentes práticas de gestão de uma Pequena e Média Empresa (PME), seguindo-se a caracterização da empresa, a descrição das várias atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, a análise crítica tanto à instituição de acolhimento como às atividades desenvolvidas. Com a caracterização da empresa verifica-se que a SCLL, ao longo dos quase 30 anos de atividade, tem vindo a consolidar a sua posição no setor da construção civil na Ilha das Flores. Este fenómeno é justificado pelo facto da empresa se diferenciar pela variedade de serviços oferecidos e pelos elevados padrões de qualidade aplicados, reconhecidos pelos seus clientes. As atividades desenvolvidas no estágio dividem-se em três áreas principais: controlo de gestão, atividades de tesouraria e contabilidade e gestão de recursos humanos. Ao longo do estágio, as atividades mais recorrentes foram o lançamento de faturas, as reconciliações bancárias e o processamento salarial dos colaboradores. Por último, da análise crítica conclui-se que a SCLL deveria adotar novos procedimentos de controlo de gestão, por forma a coordenar melhor as atividades da empresa com os seus objetivos estratégicos. O desenvolvimento das atividades de tesouraria e contabilidade permitiram um desenvolvimento das capacidades de utilização de programas de gestão e contabilidade internos, o que se tornou numa mais-valia profissional para o futuro. Na realização das tarefas de gestão de recursos humanos foi necessário um elevado conhecimento jurídico do Código do Trabalho e de toda a legislação complementar. Para o correto desenvolvimento de todas as atividades, foi imprescindível obter conhecimento dos procedimentos internos da empresa e aplicar os vários conteúdos abordados durante a licenciatura e o mestrado.
ABSTRACT: This internship report was prepared as part of Masters in Economic and Business Sciences from the University of the Azores, with a specialization in Finance and Accounting. The internship took place in Sociedade de Construções Lucino Lima, Lda., a family business that operates in the construction sector, from October 1st, 2021, to June 30th, 2022. The report includes a theoretical framework of different management practices in Small and Medium-sized Enterprises (SME), followed by the characterization of the company, a description of the activities developed during the internship and, finally, a critical analysis on both the company and the activities developed. The SCLL company, for the last 30 years of activity, has been consolidating its market position in the construction sector in Flores Island. This phenomenon is justified by the capacity that the company has to differentiate from competitors through the variety of services provided and through the high-quality standards, recognized by its customers. The activities developed during the internship can be divided in three main areas: management control; treasury and accounting; and human resources management. The most recurring activities were posting of invoices, bank reconciliation and processing of salaries. Finally, from the critical analysis I conclude that Sociedade de Construções Lucino Lima, Lda., should adopt new management control procedures in order to better coordinate the company’s activities and its strategical goals. The development of treasury and accounting activities provided me to with new competences such as the use of management and accounting software, which is an added value for my professional career. To correctly perform the tasks related to human resources management, a high knowledge of Labor Code was required. Moreover, a deep understanding of the internal procedures of the company was also crucial, as well as the topics learned during the bachelor and master’s degrees.

Description

Mestrado (Relatório de Estágio), Ciências Económicas Empresariais (Finanças e Contabilidade), 9 de janeiro de 2023, Universidade dos Açores.

Keywords

Construção Civil Contabilidade Gestão de Empresas Gestão de Recursos Humanos Pequena e Média Empresa (PME) Construction Sector Management Control Management Practices Small and Medium-Sized Enterprises

Citation

Lima, Mariana Coelho (2023). "Práticas de gestão de uma Pequena e Média Empresa (PME) do setor da construção civil: o caso da Sociedade de Construções Lucino Lima, Lda.", 54 p.. Mestrado (Relatório de Estágio) em Ciências Económicas Empresariais. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6630>

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