Publication
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
dc.contributor.author | Cascalho, José Manuel | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.contributor.author | Ferreira, Rui Filipe Meireles | |
dc.date.accessioned | 2015-10-30T17:35:58Z | |
dc.date.available | 2015-10-30T17:35:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Problem solving is a pivotal process to mathematical learning at school. In this paper, it is discussed the importance of this process and how to apply it in a classroom to promote mathematical reasoning. In a preservice teaching training context, two experiences were implemented in two different classes, one in preschool and other in a first grade class, in the Archipelago of the Azores (Portugal). It was studied the role of apllying a step-by-step heuristic to help students to solve problems and the importance of using strategies which promote interaction and communication within students and students/professor to enhance the learning of the students. Finally, it is suggested how the selection of materials explicitly produced to a set predefined targets can contribute to a successful learning strategy. This is a qualitative research and it encompasses an experimental design. | en |
dc.identifier.citation | Cascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-3156 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1983-3156 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3490 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20243 | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.subject | Raciocínio Matemático | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
dc.title | Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio | pt_PT |
dc.title.alternative | From problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training context | en |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Paulo, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 95 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 71 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação Matemática Pesquisa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 17 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |