Repository logo
 
Publication

Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio

dc.contributor.authorCascalho, José Manuel
dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorFerreira, Rui Filipe Meireles
dc.date.accessioned2015-10-30T17:35:58Z
dc.date.available2015-10-30T17:35:58Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Problem solving is a pivotal process to mathematical learning at school. In this paper, it is discussed the importance of this process and how to apply it in a classroom to promote mathematical reasoning. In a preservice teaching training context, two experiences were implemented in two different classes, one in preschool and other in a first grade class, in the Archipelago of the Azores (Portugal). It was studied the role of apllying a step-by-step heuristic to help students to solve problems and the importance of using strategies which promote interaction and communication within students and students/professor to enhance the learning of the students. Finally, it is suggested how the selection of materials explicitly produced to a set predefined targets can contribute to a successful learning strategy. This is a qualitative research and it encompasses an experimental design.en
dc.identifier.citationCascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-3156pt_PT
dc.identifier.issn1983-3156
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3490
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20243pt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectResolução de Problemaspt_PT
dc.subjectRaciocínio Matemáticopt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.titleDa resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágiopt_PT
dc.title.alternativeFrom problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training contexten
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage95pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleEducação Matemática Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20243-63798-1-PB.pdf
Size:
602.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: