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Procura e políticas de transporte aéreo : configurações e implicações no caso dos Açores

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Abstract(s)

Em 2015, as políticas de transporte aéreo implementadas nos Açores sofreram alterações ao seu paradigma. De um modelo económico assente em Obrigações de Serviço Público (OSP) desde 1999, a região passou a ter liberalizadas as principais rotas de ligação do arquipélago ao continente português – Ponta Delgada e Terceira. Esta alteração resultou na entrada de companhias low-cost nos Açores e, consequentemente, no aumento da procura devido à prática de tarifas aéreas mais competitivas. Esta dissertação pretende dar um contributo para a análise do impacto das políticas de transporte aéreo na região, caracterizando-as ao longo dos anos e estimando elasticidades da procura para o caso de São Miguel. Através do Método dos Mínimos Quadrados (OLS), foi desenvolvido um modelo econométrico com três versões (Modelo Global, Modelo Turistas e Modelo Residentes) com o intuito de perceber qual tem sido o comportamento dos passageiros perante alterações nos preços das passagens aéreas e no seu próprio rendimento disponível ao longo dos anos. Os resultados principais revelam que o total de passageiros desembarcados em São Miguel é sensível a variações no preço e no rendimento, assim como o total de turistas, enquanto o total de passageiros residentes é muito menos sensível a essas alterações.
ABSTRACT: In 2015, the air transport policies implemented in the Azores have undergone changes to its paradigm. From an economic model based on Public Service Obligations (PSO) since 1999, the region has liberalized the main routes connecting the archipelago to the portuguese mainland – Ponta Delgada e Terceira. This change resulted in the entry of low-cost airlines in the Azores and, consequently, the increase in demand due to the practice of more competitive airfares. This dissertation aims to contribute to the analysis of the impact of air transport policies in the region, characterizing them over the years and estimating demand elasticities in the case of São Miguel. Through the Ordinary Least Squares method (OLS), an econometric model was developed with three versions (Global Model, Tourists Model and Residents Model) in order to perceive the behavior of passengers in the face of changes in the airfare prices and in their own disposable income over the years. The main results reveal that the total number of incoming passengers in São Miguel is sensitive to variations in price and income, as well as the total number of tourists, while the total number of resident passengers is much less sensitive to these changes.

Description

Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 01 de março de 2019, Universidade dos Açores.

Keywords

Obrigação de Serviço Público (OSP) Serviço Público Transporte Aéreo Açores Air Transport Public Service Obligations Azores

Citation

Moreira, Carolina Sousa. "Procura e políticas de transporte aéreo: configurações e implicações no caso dos Açores". 2019. 77 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2018. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5065>.

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